Campanha para uma alimentação mais saudável

Hoje é o Dia Mundial da Alimentação e a campanha online da Fundação Julita entra na reta final para garantir a continuidade do atendimento a 653 crianças e adolescentes de baixa renda.

“Alimentando a Saúde e Educando a Alimentação”, esse é o slogan da campanha de arrecadação de doações pela internet (crowdfunding) da Fundação Julita. Desde 2012, a organização não governamental promove o projeto “Alimentação Saudável” que, desde então, erradicou a desnutrição infantil por baixo peso e estatura.

No entanto, outro problema nutricional persiste entre as crianças e os adolescentes de baixa renda atendidos: a falta de nutrientes na alimentação; que afeta o desenvolvimento físico e, sobretudo, o aprendizado. Isso porque alimentos com alto teor de açúcar, sal e gordura costumam ser os mais consumidos, seja por desinformação ou por serem geralmente mais baratos.

O projeto promove ações para o acompanhamento e a educação nutricional, com o objetivo principal de conscientizar e disseminar bons hábitos alimentares entre as crianças e seus familiares e educadores, além de fazer substituições e inserções saudáveis ao cardápio das 3.200 refeições servidas por dia na instituição.

Segundo a coordenadora pedagógica da creche da Fundação Julita, Ana Carla de Souza, a educação nutricional é muito importante, sobretudo na primeira infância, porque nos primeiros anos de vida são desenvolvidos os principais hábitos alimentares.

Com o projeto “Alimentação Saudável”, as crianças aprendem a comer de forma mais natural e a fazer boas escolhas. “Se bons hábitos forem desenvolvidos na primeira infância, eles serão carregados ao longo da vida, o que resulta em qualidade de vida e saúde, tanto para as crianças como para suas famílias, uma vez que as crianças levam esse aprendizado para casa”, conta Ana Carla.

O que é verdade, pois o projeto nestes três anos já obteve resultados importantes: diminuiu os casos de desnutrição em 99,6% e aumentou o consumo de legumes e verduras em 60% e de frutas, em 80%.

“Alimentação tem relação direta com o aprendizado”

Uma alimentação inadequada afeta, sobretudo, o desenvolvimento cognitivo ou intelectual. “Para que uma criança possa aprender, ela precisa receber uma quantidade suficiente de nutrientes, que estão diretamente relacionados à atenção, motivação e disposição necessárias ao aprendizado. Sem contar que a alimentação também tem impacto para a construção de sinapses, que são as redes de conexões entre os neurônios; fundamentais para que a criança possa aprender e reter essa aprendizagem”, complementa Ana Carla, que é também psicopedagoga e faz pós-graduação em neurociência.

Campanha

A Campanha de doações acontece pela internet de 21 de setembro a 25 de outubro. Até essa data, a organização precisa captar R$ 22.500,00 para a continuidade do projeto “Alimentação Saudável”. Podem ser feitas doações de qualquer valor.

Sobre a Fundação Julita

Iniciativa do fazendeiro Antônio Manoel Alves de Lima, a Fundação Julita é uma organização não governamental fundada em 1951, no Jardim São Luís, bairro de periferia da zona Sul de São Paulo. Possui um espaço com 47 mil m² (o equivalente a um estádio de futebol e meio), que abriga fazendinha com animais (vaca, ovelha, pavão, entre outros), biblioteca comunitária, quatro quadras poliesportivas e diversas salas para atividades pedagógicas e culturais. Aberta de segunda a domingo; atende em torno de 1.200 pessoas de baixa renda durante a semana por meio de quatro programas, que promovem atividades socioeducativas para crianças, jovens e adultos.

Informações: Fundação Julita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s