Cães: chega ao mercado medicamento que trata coceiras de qualquer tipo de alergia

Medicamento pode ser utilizado para o tratamento da coceira decorrente de qualquer tipo de alergia, como a causada por picada de pulgas, a alimentar e a dermatite atópica, iniciando o alívio dos sintomas em quatro horas

A coceira – tecnicamente conhecida como prurido – está entre as queixas mais frequentes dos donos de cães, afetando quatro em cada cinco animais atendidos por especialistas em dermatologia veterinária. Em busca constante pelo bem-estar dos animais, a Zoetis traz para o mercado brasileiro o Apoquel, uma terapia inovadora indicada para o tratamento do prurido associado às dermatites alérgicas caninas, incluindo a dermatite atópica.

Veterinários de todo o país aguardavam ansiosamente pela chegada do Apoquel, tendo em vista seus benefícios: efeito rápido – início do alívio em até quatro horas – e ampla utilização para diversos tipos de alergias: as alimentares; as causadas por ectoparasitas, como pulgas; e a dermatite atópica, que é incurável e ocorre quando o animal é alérgico a substâncias presentes no ar, como ácaros, pólen, bolores etc. Apoquel é recomendado para cães com mais de doze meses de idade.

Outro diferencial do Apoquel é a segurança no uso prolongado, pois tem a eficácia e a rapidez de ação dos corticoides, porém sem causar efeitos colaterais. Utilizados como uma das poucas opções para o tratamento da coceira até o surgimento do Apoquel, os corticoides podem trazer muito prejuízo à saúde dos animais. Em curto prazo, os cães ficam com a respiração ofegante, urinam demais, têm sede e fome excessivas. Em longo prazo, podem sofrer de pancreatite, diabetes e perda de massa muscular, entre outros sintomas.

“A Zoetis combina sua presença global com elevados investimentos em pesquisa para trazer as mais modernas soluções e produtos do mundo para o Brasil. Com o Apoquel, vamos preencher uma lacuna existente no tratamento das doenças dermatológicas associadas ao prurido, já que o Apoquel é diferente de todas as opções disponíveis no mercado”, reforça Marcela Tocchet, Gerente de Produto da unidade de Animais de Companhia da Zoetis. “Apoquel permitirá ao veterinário propiciar um alívio imediato na coceira, permitindo buscar um diagnóstico mais preciso de sua causa, e com a consciência tranquila de que o cão não sofrerá efeitos colaterais”.

O produto tem um mecanismo de ação único e inovador, uma vez que visa às vias específicas de inflamação e prurido, o que o torna diferente dos esteroides do mercado. Também pode ser utilizado com outras medicações e permite diagnosticar a causa de base da coceira sem interferir no resultado de certos exames para alergia.

cachorro zoetis.jpg

“O Apoquel representa uma importância muito grande para nós, veterinários, porque ele tem um efeito anti-inflamatório, elimina o prurido, e muitas das doenças com que lidamos diariamente são doenças alérgicas, que envolvem coceira”, explica Paulo Sérgio Salzo, veterinário parceiro da Zoetis.

Para Ronaldo Lucas, fundador da primeira clínica especializada em dermatologia veterinária na capital paulista, “a chegada do Apoquel no Brasil é uma revolução no tratamento da alergia e coloca o País no lugar que tem que estar, entre os primeiros do mundo”.

Dosagem

Apoquel é um medicamento apresentado em comprimidos. O produto deve ser administrado oralmente, duas vezes ao dia durante 14 dias. Após este período, deverá ser utilizado a cada 24 horas para manutenção. É fundamental, porém, que o proprietário leve o animal ao veterinário para realização de diagnóstico e tratamento adequados.

apoquel

Mecanismo de ação

Enquanto muitas terapias atuais tratam a coceira e a inflamação de forma inespecífica, Apoquel apresenta um mecanismo de ação inovador que controla o surgimento do prurido e da inflamação na sua origem.

O produto é um inibidor da enzima Janus quinase (JAK), particularmente a JAK1, inibindo a atividade de citocinas pruritogênicas, pró-inflamatórias e alergênicas que utilizam a sinalização via JAK. Seu novo mecanismo de ação sobre a enzima JAK1 é especificamente projetado para atacar as vias envolvidas no ciclo do prurido, permitindo a redução efetiva de coceira alérgica, independentemente de sua causa, e a melhora das lesões cutâneas associadas a doenças alérgicas na pele e à dermatite atópica.

“É uma satisfação muito grande ser parceira de uma empresa que exerce a pesquisa de uma forma tão específica e tão avançada. São pesquisas voltadas especificamente para o problema, tentando driblar todos os efeitos colaterais, fazendo o que a gente chama de terapia-alvo. Isso é a medicina moderna chegando na veterinária”, finaliza Romeika Reis Lima, veterinária parceira da Zoetis em Natal (RN).

Para mais informações, assista a vídeos de profissionais especializados em dermatologia veterinária:

Ana Claudia Balda / Marconi Rodrigues de Farias / Paulo Sérgio Salzo / Regina Ramadinha / Romeika Reis Lima / Ronaldo Lucas

Fonte: Zoetis 

Informações: SAC 08000111919

Anúncios

19 comentários sobre “Cães: chega ao mercado medicamento que trata coceiras de qualquer tipo de alergia

    1. Bom dia. Por favor, entre em contato com a empresa, eu publiquei a nota sobre o lançamento. No fim do texto aparece Zoetis em vermelho. Se clicar, irá para a página deles. A vet dos meus gatos elogiou, só comentou que o valor é meio salgado…

      Curtir

  1. Bom dia,tenho uma cachorra de pequeno porte ela pesa quase 10 kg ,qual a quantidade que tenho que dar seria 1 comprimido ou metade?
    muito obrigada

    Curtir

  2. Olá!! Meu poodle tem 3 anos e 11 meses e sempre sofreu com coceiras, ele foi diagnosticado com dermatite atópica. Já tinha tentado de tudo é nada resolveu. A veterinária dele receitou o apoquel na última consulta e está sendo maravilhoso!! Meu bebê está ótimo, seu pêlo voltou a crescer e ele está mais alegre que nunca. AMEI!!! Deu super certo. Recomendo!!

    Curtir

  3. Este produto é ótimo….porém não trata coceira e sim os sintomas ! Muito caro para não resolver o problema !!! Custa quase 10,00 cada comprimido aqui no Brasil !!

    Curtir

  4. Eu estou fazendo o uso do apoquel há cerca de 10 dias na minha Srd que tem dermatite atópica. Eu já havia tentado de tudo, diversos corticóides, shampoos, sabonetes, alimentação especial, antipulgas, lá agem semanal dos panos que ela usa, reposição de ômega 3 e 6, além de suplementação com glicopan. Nada disso foi eficaz e ela estava há mais de dois anos sofrendo com a alergia, eu não podia deixá-lá sem roupa um minuto sequer, pois ela se coçava tanto que se feria muito. Ela já não tinha mais vida, não brincava, nem corria como antes, sua vida se resumia em se coçar, era o tempo todo o dia todo, já não tinha mais pêlos no peito, barrig, orelhas, cabeça a e patas. Depois que descobri na internet esse medicamento, pesquisei muito e decidi investir confiança nele. Posso dizer que a vida da minha cadela mudou completamente nos últimos 10 dias. Ela simplesmente não se coça mais, ela corre, brinca, descansa e dorme tranquilamente! Em 10 dias ela voltou a ter qualidade de vida! Parece muito mais feliz e calma! Vou fazer o tratamento ate o fim, mas creio que encontrei a solução para proporcionar a qualidade de vida que minha cadela merece. Agradeço a zoetis por proporcionar isso aos nossos amados bichos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. OI PRICISLA , MEU CACHORRO ESTA IGUAL A SUA, HA 6 MESES SOFRENDO COM DEMERTITE , JA FOI EM VARIOS VETERINARIOS, VARIOS REMEDIO E COITICOIDES , E NADA RESOLVE.
      SE EU DEIXO ELE SEM O COLAR ELE SE FERO TODO.
      VOU COMECAR O TRATAMENTA COM O APOQUEL , E PARA TER UMA EFICACIA MELHOR , QUANTO TEMPO VOCE DEU O MEDICAMENTO PARA A SUA.
      OBRIGADA DESDE JÁ .

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s