Dicas para se tornar uma mulher de sucesso

Toda mulher passa por diversos desafios no cotidiano para gerenciar diferentes papéis que são impostos, como, por exemplo, ser mãe, amiga, irmã, companheira, profissional ou líder. Cada um deles apresenta uma série de conceitos nos quais refletem o posicionamento da mulher. A consultora holística Lyziane Menezes explica que, fundamentalmente, o que traz a essência feminina é trabalhar a adaptação e a fluidez. Saiba como mudar seu posicionamento na rotina tradicional.

A mulher traz consigo um lado criativo, aflorado, intuitivo, de fácil adaptação e flexibiliza bem as relações. O homem não possui essas características, porém, elas são trabalhadas de formas diferentes. No contexto de gerenciar papéis e atividades, a mulher busca – dentro do dia a dia – trazer outras competências para suprir coisas que hoje elas ‘acreditam’ que não tenham.

FreeGreatPicture MULHER EXECUTIVA.jpg
FreeGreatPictures

Saiba como encarar os desafios:

Nós vivemos uma cultura da escassez que significa a dificuldade de se entender o que se tem. “Muitas vezes, as pessoas só priorizam aquilo que elas não possuem, como, por exemplo, ‘não sou organizada’, ‘não consigo me relacionar bem com as pessoas’, entre outros pontos”, explica Lyziane. A velha mania da cultura do não persiste há anos, pois, as mulheres foram ensinadas a seguir este pensamento.

O simples fato de achar que não dormiu o suficiente durante uma noite, traz consigo a insuficiência, bloqueando os pensamentos e influenciando no restante do dia, principalmente, nas coisas que “acreditamos que não somos e todo esse caminho só tende a levar a frustrações gerando emoções que não são benéficas”, destaca Lyziane.

A maioria das mulheres é extremamente perfeccionista, o que aumenta a cobrança em si mesma. “A mulher sempre acredita que precisa fazer mais e isso tende a passar de geração em geração, pois, muitas vezes, não queremos assumir aquilo que não é da nossa essência, pelo medo de ser comparada com outra pessoa que não se deu bem no passado, criando o sentimento de frustração”, comenta a especialista.

O que podemos fazer para melhorar?

Dica 1: procure entender o que você tem e no que você é bom, isso realmente faz a diferença, 

Dica 2: busque o autoconhecimento e entenda o que bloqueia seus pensamentos e o que faz você estar vulnerável às situações.

mulher ocupada trabalho.jpg

Exercício rápido

Como seria um dia em que você se sentisse 100% realizada? Você pode se surpreender com a simplicidade! Dar passos do tamanho da sua perna rende uma maturidade emocional que vai ajudá-la a ficar mais segura em relação às próprias escolhas. Você vai aprender a valorizar e trabalhar suas qualidades, sem tanta cobrança. Não se trata de desistir da ideia de sucesso. Mas de insistir na construção da ideia do que ele significa para você. Faça essas perguntas diariamente, intercalando os dois âmbitos e observe como eles se conectam e funcionam.

1 – O que eu faço quando me sinto emocionalmente exposta?

2 – Como me comporto quando me sinto muito desconfortável e insegura?

3 – Estou disposta a correr riscos emocionais?

“Essas três perguntas devem ser feitas nos diferentes papéis que a mulher têm, como, por exemplo, quando ela se sente exposta na vida emocional ou profissional. O coaching trabalha justamente essa vulnerabilidade, buscando entender os aspectos que se relacionam com a essência da pessoa, iniciando automaticamente um processo de autoconhecimento. Aprendendo a ser grato e a valorizar o que tem. Isso trará resultados satisfatórios e reconhecimento em várias áreas”, recomenda Lyziane Menezes.

Fonte: Lyziane Menezes é Consultora Holística, Professora Universitária e Coach de Realização Pessoal e Profissional. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas e terapeuta floral pela Escola de Alquimia Joel Aleixo. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s