Língua: mitos e verdades

A língua é um órgão essencialmente muscular e dinâmico, e está envolvida em importantes funções como  mastigação, deglutição,  paladar e  fala. Muita gente não se atenta, mas a movimentação inadequada da língua durante a mastigação e deglutição, a flacidez dos músculos e a posição incorreta em repouso, podem provocar deformação na arcada dentária.

Neste caso se aplica o velho ditado “ água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Quem explica os mitos e verdades sobre esse importante órgão do corpo é a fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, da Clínica Zambotti & Duran da capital paulista.

1- Em quais regiões reconhecemos os sabores?

mulher-comendo-saladaactivelife

Na língua também estão localizadas as papilas gustativas, que reconhecem o gosto (doce, salgado, azedo, ácido e amargo) cada um e devida região lingual, e então enviam a informação para o cérebro. “A saliva exerce um papel fundamental nesta função, já que as papilas só percebem os sabores em estado líquido, então cabe a ela dissolver os alimentos sólidos para que o sabor seja apreciado”, fala Ana.

2- Por que ela dói?

lingua - pixabay
Pixabay

Isso se deve ao fato que existem muitas terminações nervosas, por isso sentimos tantas dores quando acidentalmente mordemos a língua ou aparecem as desagradáveis aftas (de causas variáveis) e nos atrapalham nas atividades mais básicas do nosso cotidiano, como comer, falar e até mesmo beijar.

3- Pode usar piercing na língua?

piercing lingua TatRing
Foto: TatRing

A língua, mais que qualquer outra parte do nosso corpo, é propensa ao risco de infecção, pois em condições normais a boca possui um grande número de bactérias que auxiliam no processo de digestão. “Por isso os cuidados com a higiene devem ser redobrados nos adeptos de piercing”.

4- Ela precisa ser escovada?

mulher escovando dentes
Foto: JanFidler/Morguefile

Outro fator comumente observado pela higiene precária da língua é o mau hálito. “A limpeza da língua deve ser diária para evitar a formação da saburra (placa bacteriana que deixa a língua esbranquiçada ou amarelada), para tanto pode-se utilizar a escova de dentes ou o raspador de língua, que em geral é mais confortável para quem sente náuseas neste processo”, comenta a especialista.

5- Existem movimentos certos para falar?

executiva - M. Connors 3

A articulação dos sons da fala (fonemas) depende da movimentação da língua, sendo desta forma um órgão muito importante para a efetividade da comunicação oral. “Falhas na percepção da posição correta da língua para a produção de um determinado som, ocasionam trocas, omissões e distorções que, após os 4 anos e 6 meses não devem ocorrer e podem inclusive causar prejuízos sociais. Mas, muita gente não se dá conta que os erros de fala podem ser provenientes da movimentação da língua – mesmo na vida adulta – e deixam isso perdurar por anos, mesmo tendo tratamento pela fonoaudiologia”, alerta Ana Duran que ainda finaliza “É comum observarmos pessoas falando com a língua entre os dentes na tentativa de tornar a voz mais aguda (fina), muitos o fazem intuitivamente, mas há uma lógica anatômica, uma vez que anteriorizar a língua, eleva a laringe e favorece a produção vocal em tom mais agudo”.

Fonte: Clínica Zambotti & Duran

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s