Cuidados com os coelhos vão além da Páscoa

Por causa do aumento da procura pelos bichinhos nesta época, veterinária da Petz orienta sobre a importância de conhecer antes os costumes e como tratá-los

Símbolo da Páscoa, o coelho é um pet muito buscado nesta época do ano, quando há um aumento de até 30% na procura nas lojas da Petz. Em razão desse crescimento, a rede de pet shop oferece todas as informações para a posse consciente desses bichinhos aos que o levam para casa.

“Assim como todos os pets, o coelho precisa de cuidados e atenção por toda a vida, por isso a decisão de ter esse bichinho de estimação deve ser bem pensada, e não apenas por causa do feriado de Páscoa”, afirma a veterinária Flávia Cruz Agostini, coordenadora técnica da Petz. “É importante saber que a expectativa de vida de um minicoelho é de 8 anos e, durante todo este período, ele precisará de cuidados e carinho.”

No momento da compra, os clientes recebem um manual de cuidados e explicações, que orienta sobre a ração específica para a espécie, os tipos de gaiolas e o granulado que deve ser usado no fundo delas – oferecendo, ainda, acessórios como coleiras e brinquedos para coelhos.

A Petz também tem um serviço exclusivo de higiene e cuidados para os coelhos. “O pelo embaraça, a unha cresce e pode haver assadura se não tosar algumas regiões”, explica William Galharde, gerente de Estética da Petz. “Diferentemente de antigamente, quando eram criados no quintal, agora os coelhinhos ficam dentro de casa. Então, eles precisam de cuidados como os outros bichinhos.”

Veja passo a passo para os cuidados

1 – Para ter um coelho, é importante em primeiro lugar gostar muito dele e providenciar uma gaiola grande ou montar um cercadinho. Um minicoelho pode chegar a 30 a 40 cm de comprimento, por isso a gaiola deve ter um bom espaço para ele.

2 – Ao montar a gaiola, deve-se colocar um substrato no fundo para absorver a urina, por causa do cheiro forte. Quanto melhor o substrato, menor o odor. A gaiola com substrato pode ser trocada a cada 5 dias. O bebedouro deve ser com ponta de inox e ter a água trocada diariamente, e sempre filtrada.

3 – No início, o ideal é acostumá-lo na gaiola e soltar por alguns períodos pela casa, pois, assim, identifica o cantinho dele e aprende a fazer xixi em um lugar só.

4 – É importante também acostumar desde pequeno ao toque e ao colo, pois esses animais gostam, sim, de muito carinho, mas isso vai variar de acordo com a personalidade de cada um deles.

coelho pequeno
Pixabay

5 – Coelhos não saem para passear como os cães, eles são mais assustados. Por isso não é preciso usar coleiras. Caso queira colocar o acessório, ele deve ser acostumado desde filhote.

6 – A vantagem é que são animais bem silenciosos. Mas costumam morder, principalmente quando estão em época de reprodução. É preciso ter cuidado ao pegar no colo, pois eles têm um chute poderoso, podendo arranhar e até machucarem-se a si próprios, quebrando patas ou causando problema na coluna. A dica é pegar sempre apoiando as patas traseiras.

7 – Os coelhos comem verduras, ração, feno, cenoura e frutas bem lavadas, mas cuidado com a quantidade para não causar uma diarreia nele. Para os dentes, basta oferecer a comida certa, para que eles não tenham nenhum problema. Lembrando que seus dentes crescem e eles adoram roer coisas como fios e madeira. Para evitar problemas, podem ser colocados brinquedos específicos.

8 – Eles não tomam vacinas, mas deve-se sempre observá-los e, caso surja algum problema na pele, por exemplo, levá-los logo ao veterinário. São bichinhos limpos, mas devemos, sim, acostumá-los com banhos. É fundamental levá-los em pet shop que tenha prática com essas espécies.

coelho

9 – Casais devem ser evitados, pois os coelhos são famosos por se reproduzirem muito, e rápido. A fêmea tem em média 8 filhotes por ninhada e, assim que desmamam, ela já pode engravidar novamente. Por isso, se tiver filhotes, tem que separar dos machos.

Fonte: Petz

N.R.: Sou contra a compra de animais, procure sempre adotar! Sei que para quem tem filhos, nem sempre é possível, mas explique as crianças sobre os direitos dos animais, elas entenderão! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s