Pesquisa revela avanço da adesão ao e-commerce por pessoas acima de 50 anos

Uso de ferramentas da internet para facilitar o dia a dia, como comparadores de preços e produtos e sites de relacionamento, são cada vez mais comuns para pessoas dessa faixa etária.

Uma pesquisa realizada pelo Zoom, site e app comparador de preços e produtos, em parceria com a Consumoteca, com 4 mil pessoas, para traçar o perfil dos e-consumidores, revela o aumento da participação das pessoas acima de 50 anos ao e-commerce. Embora a faixa etária dos e-consumidores seja bem diversificada, a fatia representada pelas pessoas dessa idade concentrou 18% dos entrevistados.

O público nessa faixa etária está cada vez mais conectado. Um estudo recente do Instituto Locomotiva revelou que o número de pessoas acima de 60 anos conectadas à internet aumentou 940% nos últimos oito anos, o que equivale a 4,8 milhões de novos internautas. “Diante disso, há um avanço da participação dessa parcela da sociedade, que agora veem a internet como um facilitador para diversas finalidades, o que inclui pesquisar e comprar online”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.

Sixty-and-Me  mulher computador.jpg

“O uso de comparadores de preços e produtos, por exemplo, permite a esse público ter acesso a uma imensidão de ofertas para pesquisar e encontrar o produto que desejam, enquanto em lojas físicas ficam restritos a pesquisas apenas em locais próximos”, comenta Flores. “Se as primeiras experiências de compras forem positivas, a pessoa se tornará com certeza um e-consumidor e não terá mais receio de usar a internet para esta e outras finalidades. É o que temos visto acontecer e o que explica o aumento da fatia desse público no e-commerce”, comenta.

Essa realidade também foi notada pelo Match Group LatAm, empresa detentora das marcas ParPerfeito, Divino Amor, SingleParentMeet, OurTime e G Encontros, que em outubro de 2016 trouxe para o Brasil o OurTime (www.ourtime.com), site de relacionamento para pessoas acima de 50 anos em busca de uma relação duradoura. “O site existe desde 2011 nos EUA e diante do aumento da adesão de pessoas acima de 50 anos aos sites de relacionamento, o Brasil foi escolhido para ser o próximo país a receber o produto”, explica Mariana Frensel, gerente de marketing do Match Group LatAm. “O OurTime está fazendo muito sucesso nesses primeiros meses e já conta com 20 mil usuários por mês”, comemora.

Confira abaixo o resultado da pesquisa realizada pelo Zoom, site e app comparador de preços e produtos:

Distribuição por faixa etária
50 a 60 anos 18%
18 a 24 anos 17%
25 a 29 anos 12%
30 a 34 anos 12%
35 a 39 anos 12%
40 a  44 anos 11%
45 a 49 anos 10%
Maior de 60 anos 5%
Menor de 17 anos 3%
Fonte: Zoom/Consumoteca– 2017

zoom.png

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s