Farovitta destaca colomba e bolo pascal feitos com farinha de sorgo

Farovitta Superfoods, marca de “superalimentos”, destaca para essa Páscoa duas receitas especiais: uma delas é a Colomba, o tradicional bolo que é feito e assado em formato de uma pomba, simbolizando a paz e a outra, um bolo pascal com gotas de chocolate.

O preparo de ambas receitas é livre de glúten, lactose, sem adição de açúcar, sal, conservantes e aditivos. Seu principal ingrediente é o sorgo, um grão ancestral muito nutritivo que vem se consolidando como tendência da gastronomia funcional e classificado como o “supergrão do futuro” na culinária de diversos países.

Pensando nisso, a Farovitta Superfoods, que é pioneira no cultivo e na venda de sorgo no Brasil, desenvolveu o Sorgo Marsala, um produto único e que foi cuidadosamente selecionado por seu valor nutricional e alto teor de tanino. Com a experiência e know-how de uma família que cultiva sorgo há 40 anos, a marca destaca duas versões do grão para o público final e que podem ser adaptados facilmente nas refeições do dia-a-dia: em forma de grãos ou farinha.

A Colomba Pascal e o Bolo de Páscoa da Farovitta levam Farinha de Sorgo Marsala em seus preparos e essa farinha especial é feita por meio da moagem de grãos do sorgo. O ingrediente é integral, muito versátil e substitui facilmente as farinhas convencionais para o preparo de massas, pães, bolos, empanados, panquecas, entre outros. O produto ainda pode ser complemento nas vitaminas e frutas.

Por conta do alto teor de tanino presente no sorgo da Farovitta, o grão é um forte aliado no combate a doenças crônicas – como diabetes, obesidade e câncer – e tem grande poder antioxidante, alimento ideal para quem deseja emagrecer e retardar o envelhecimento. Confira abaixo as receitas:

Colomba Pascal Farovitta

Farovitta_Colomba_opção 1_bx

Ingredientes
– 1 ½ xícara de Farinha de Sorgo Marsala Farovitta
– 1 xícara de fécula de batata
– 1/2 xícara de Farinha de Coco Farovitta
– 1/2 xícara de coco ralado ou em flocos
– 1/4 xícara de gotas de chocolate amargo (opcional)
– 3 ovos
– Suco de 6 laranjas
– 1/2 xícara de Açúcar de Coco Farovitta
– 1/2 xícara de ghee (pode usar manteiga) em temperatura ambiente
– 1 pacote de fermento biológico seco
– 2 colheres de chá de Fibra de Beterraba Farovitta
– Raspas de 2 laranjas para a massa

Cobertura: coco ralado ou em flocos

Modo de preparo
Bata o açúcar de coco no liquidificador para deixá-lo fininho. Aqueça rapidamente o suco de laranja (deve ficar morno) e misture com o açúcar de coco e o fermento. Deixe descansar por 15 minutos. Misture o restante do suco de laranja com a fibra de beterraba e deixe descansar. Pré-aqueça o forno a 180º C. Misture as farinhas Farovitta. Em uma batedeira, bata os ovos e a ghee (ou manteiga). Adicione a mistura do fermento com a fibra de beterraba e as raspas de laranja e bata até homogeneizar. Por fim, adicione a mistura de farinhas e misture bem. Desligue e misture as gotas de chocolate. A massa da colomba tem uma consistência pegajosa.
Disponha a massa em forma para colomba Pascal. Polvilhe o coco ralado ou em flocos em cima.

Rendimento: 2 colombas de 500g.

Bolo Pascal Farovitta

BOLO 01_bx
– 2 xíc. de Farinha de Sorgo Marsala Farovitta
– 2/3 de xíc. de fécula de batata
– 1/3 de xíc. de polvilho doce
– 1/2 colher de chá de sal rosa
– 1/4 de xícara de açúcar de coco Farovitta
– 1 colher de chá de fibra de beterraba Farovitta
– 1 colher de chá de casca de laranja ralada
– 2 colheres das de chá de fermento biológico seco
– 1 xícara de suco de laranja
– 1 colher de sopa de baunilha
– 1 ovo
– 1 e 1/2 colheres de sopa de óleo de coco
– 1/2 xícara de gotas de chocolate amargo sem glúten e sem leite

Cobertura:
– 100g de açúcar de coco
– 1 clara
– 1/2 xícara do mix de sementes, cacau nibs e superfrutas Farovitta

Modo de fazer:
Em uma vasilha média, adicione todos os ingredientes secos e misture com um batedor de ovos. Adicione o suco de laranja e bata em velocidade baixa para misturar. Junte o ovo levemente batido com o óleo e a essência. Bata em velocidade baixa para misturar. Aumente a velocidade da batedeira para o máximo e bata por mais 3 minutos. Com uma colher, misture as gotas de chocolate.
Despeje a massa em uma forma redonda de 20 cm de diâmetros untada com creme vegetal e enfarinhada. Faça a cobertura: misture bem a clara sem bater com o açúcar e vá adicionando aos poucos o açúcar até ficar no ponto. Espalhe a cobertura por cima da massa.
Deixe descansar em local quente (forno microondas fechado) por aproximadamente 30 minutos. Enquanto a massa está crescendo, posicione a grade no centro do forno e pré-aqueça-o em temperatura máxima por 10 min.Leve-o ao forno, sobre uma assadeira e, asse-o por 35 min.
Após 20 min. de cozimento, abaixe para forno mínimo. Cubra com o Mix de sementes, cacau nibs e superfrutas Farovitta e sirva.

Informações: Farovitta Superfoods

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s