Conheça os mitos e verdades dos suplementos

Para conseguir o corpo perfeito, muitos pensam automaticamente na dupla malhação e suplementos. Mas, antes de entrar em uma loja e comprar o primeiro produto que ver pela frente, é importante entender a função de cada um e a necessidade dele para o nosso corpo.

Pensando nisso, a LogFitness, plataforma omnichannel de vendas de suplementos, preparou uma lista com os mitos e verdades sobre o uso dessas substâncias:

Whey Protein engorda?

whey

Verdade: o whey protein é a proteína do soro do leite. Se inserido em um plano alimentar individualizado e correto contribui para o emagrecimento. Entretanto, o consumo indiscriminado e sem a orientação adequada pode ser prejudicial à saúde e gerar acúmulo de gordura corporal.

Suplementos são como placebo?

Mito: além da própria experiência obtida em consultórios com as avaliações e exames, existem diversos estudos científicos que comprovam a eficiência dos suplementos alimentares como meios para suprir deficiências nutricionais comuns na população. Os suplementos são, em geral, produtos constituídos por alta concentração de substâncias, que são destinadas a um fim específico.

Existem suplementos específicos para homens e mulheres?

Verdade: há substâncias que são mais favoráveis para um dos sexos. Mulheres grávidas, por exemplo, devem suplementar ácido fólico para prevenir lesões no tubo neural do bebê e outras doenças. Já para os homens são indicados suplementos que são compostos por zinco, magnésio e vitamina B6, que são nutrientes essenciais para a produção de testosterona. O resultado será de maior ganho de força, aumento de massa muscular, melhora na qualidade de sono e outros benefícios.

Uma boa alimentação dispensa suplementos?

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Mito: uma dieta balanceada é um bom começo, mas isso não significa que você está cumprindo todas as necessidades nutricionais que seu corpo precisa. Necessidades de nutrientes podem variar de acordo com idade, saúde, estresse e treinamentos intensos. Considere os suplementos uma apólice de seguro, que preenche as lacunas que você não consegue com uma boa alimentação.

Creatina é um esteroide?

Mito: creatina é um suplemento alimentar e não um esteroide anabolizante. Também não é considerado doping por nenhuma organização internacional, incluindo o Comitê Olímpico Internacional. A principal função da creatina é fornecer energia para a contração dos músculos. Ela é uma substância produzida a partir de três aminoácidos: arginina, glicina e metionina (frações da proteína). Nosso corpo, sejamos atletas ou não, produz creatina por meio de proteínas consumidas na alimentação e sintetizada nos rins e fígado, sendo então transportada e armazenada no tecido muscular;

Consumindo suplementos vou ficar musculoso mesmo sem treinar?

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Mito: não existe a possibilidade de desenvolvimento da massa muscular apenas com a suplementação. Os exercícios de resistência são fundamentais nesse processo, eles podem ser feitos com halteres, aparelhos de musculação, tubos elásticos ou bandas, blocos de concreto, o seu próprio peso do corpo (flexões, por exemplo), ou qualquer outro objeto que force os músculos a se contrair;

Suplementos causam efeitos colaterais?

Mito: a maioria dos ingredientes contidos nos suplementos é encontrada naturalmente no corpo humano ou nos alimentos que comemos. A suplementação adequada pode causar menos efeitos colaterais que a alimentação;

O uso da creatina causa câimbras musculares?

Mito: a possibilidade de ocorrer câimbras pelo consumo de creatina tem sido atribuída a mudanças nas concentrações de água e sais minerais nas fibras musculares. Porém, nenhum estudo tem evidenciado que a creatina possa, de fato, ocasionar câimbras, desidratação ou mudanças nas concentrações intramusculares de eletrólitos. Estas situações podem estar relacionadas mais diretamente com a fadiga muscular e desidratação resultante do treinamento em clima quente. O organismo tem uma capacidade muito grande para eliminar o excesso de creatina do corpo;

Queimadores de gordura não funcionam?

Mito: alinhados à dieta e exercícios físicos, os queimadores de gordura são destinados a aumentar a energia, estimular o metabolismo ou suprimir o apetite. Existem diversos alimentos termogênicos utilizados por nutricionistas no controle da obesidade, auxiliando o tratamento dietético. É importante aliar o consumo dos alimentos termogênicos a um plano alimentar equilibrado, uma dieta hipocalórica, pobre em gorduras saturadas, incentivar os bons hábitos alimentares dos pacientes, além da prática frequente de atividade físicas;

Nosso corpo produz gorduras boas por conta própria?

Mito: os ácidos graxos essenciais, conhecidos como gorduras boas, devem ser consumidos por meio da alimentação, em proporções adequadas e com a devida orientação nutricional;

Posso comer qualquer coisa e tomar suplemento que estarei saudável?

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Getty Images

Mito: deficiências nutricionais podem provocar doenças ou disfunções, e o excesso, intoxicações. Por isso, a dieta deve ser sempre equilibrada e variada. Tomar suplementos não garante saúde. A base para um corpo saudável é a união da alimentação equilibrada conjugada com hábitos saudáveis e atividade física;

Há suplementos indicados para as pessoas que não treinam, ou não são atletas?

Verdade: grande parte dos suplementos alimentares apresentam-se de forma similar aos medicamentos, como cápsulas, sachês, comprimidos ou em pó. Estes produtos têm por finalidade complementar a alimentação de indivíduos saudáveis ou suprir carências nutricionais.

Fonte: LogFitness

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