Amanhã tem campanha de hipertensão arterial na Avenida Paulista

Medição de pressão arterial, dicas de nutrição e atividades físicas serão oferecidas à população, gratuitamente, junto da campanha Menos Pressão

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado amanhã, 26 de abril, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) vai realizar, das 8às 17 horas, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073), a campanha gratuita “Menos Pressão”. Médicos e outros profissionais de saúde vão alertar e conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a hipertensão arterial, um problema de saúde pública que hoje atinge 32,5% da população adulta brasileira, que deve ser bem diagnosticado e controlado.

Durante esse dia, orientações com profissionais de saúde vão acontecer e toda a população poderá medir a pressão arterial gratuitamente, se informar e obter orientações nutricionais e de atividades físicas. Essa ação também acontece em outros locais, inclusive ao longo do mês, e são realizadas pela Sociedade Brasileira de Hipertensão e a embaixadora desse ano é a atriz Luma Costa.

O principal objetivo dessa campanha da Sociedade Brasileira de Hipertensão é levar informação adequada, direcionar as pessoas para serviços de saúde e evitar que tantos problemas relacionados à hipertensão arterial ocorram. Com essa campanha, a SBH procura fazer um alerta geral e, se a hipertensão for bem tratada junto de outras medidas, pode ser devidamente controlada, sempre com o devido acompanhamento médico.

coracao

O que é Hipertensão?

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

A pressão alta é uma doença “democrática”, atingindo homens e mulheres, idosos e crianças, obesos e magros, pessoas calmas e nervosas. De acordo com a SBH, a estimativa é de 32,5% de adultos que convivem com o problema e é responsável 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (derrames) e 25% dos casos de insuficiência renal.

Sobre a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) foi criada em 1991 com o objetivo de estimular o intercâmbio de informações e pesquisas sobre hipertensão arterial, educar médicos e profissionais da saúde e promover a detecção, controle e prevenção da doença na população brasileira.

Datas e locais das ações:

26/4 – Metrô Butantã (das 9h às 17h)

5/5 – Centro Universitário São Camilo (das 14h às 17h)

10/5 – Universidade Presbiteriana Mackenzie (das 9h às 16h30)

17/5 – Terminal Metropolitano Jabaquara (das 9h às 16h30)

24/5 – Universidade Uninove/Campus Memorial (16h às 19h)

31/5 – Terminal Metropolitano São Mateus (das 9h às 16h30)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s