Quando consumir suplementos, por Turíbio Leite de Barros Neto*

 

O consumo de suplementos nutricionais ainda é cercado de muitas dúvidas e, sobretudo, falta de informações confiáveis. O grande problema do consumidor é saber como esclarecer suas dúvidas e que fontes de informação pode buscar.

Atualmente, a internet oferece um número enorme de sites e blogs que se propõem a informar sobre suplementos alimentares. O problema é que muitas das informações disponíveis não podem ser consideradas confiáveis. Muitas vezes, o texto apresentado reflete a opinião pessoal de alguém que, frequentemente, é apenas um usuário que relata as conclusões de sua experiência pessoal ou mesmo informações transmitidas por outras pessoas sem qualificação adequada.

O suplemento é um recurso bastante novo na área das ciências da atividade física e do esporte. Mesmo alguns médicos e nutricionistas confessam não saber indicar suplementos. Outros por falta de informação preferem recorrer à uma frase muito usada: “Quem tem uma alimentação equilibrada não precisa de suplementos, mesmo quem pratica exercícios” .

Os suplementos são nutrientes portando componentes nutricionais exatamente como os encontrados nos diferentes alimentos. Sua vantagem decorre de serem nutrientes isolados, que permitem uma administração específica atendendo determinadas necessidades com a dosagem adequada de cada componente.

Quem nega a importância dos suplementos geralmente o faz por falta de conhecimento. O profissional de saúde que pretende adquirir conhecimento para orientar o uso de suplementos precisa buscar informações em artigos científicos, na medida em que o conhecimento sobre suplementos é uma área muito recente e dinâmica, com novas informações em grande velocidade.

suplementos

As fontes confiáveis de informação devem ser aquelas que apresentam resultados de pesquisas científicas, e não o parecer pessoal de alguém. Para informar sobre suplemento é preciso estudar e, sobretudo, pesquisar.

Certamente o universo de usuários de suplementos apresenta uma tendência de aumentar mais cada vez mais, caminhando na direção, não somente do desempenho esportivo, como também, e principalmente, na promoção de saúde como coadjuvante de programas de exercício e da própria vida ativa.

*Turíbio Leite de Barros é médico e diretor do Conselho Científico da Midway Labs, marca internacional especializada em suplementos alimentares. Master PHD em fisiologia do exercício e membro do American College of Sports Medicine. Entre suas principais atividades, destaca-se a idealização do Centro de Fisiologia do Exercício do São Paulo Futebol Clube e a criação do Centro de Medicina Esportiva da UNIFESP – CEMAFE.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s