A importância de consumir fibras

No Brasil, o consumo de fibras é de 10 a 15 gramas diariamente, enquanto OMS indica a ingestão de 25 a 35g/dia; essenciais para o bom funcionamento do organismo, as fibras fornecem nutrientes e são aliadas na manutenção de uma dieta saudável, inclusive para diabéticos

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o recomendável é consumir diariamente de 25 a 35 gramas de fibras, isso porque elas ajudam no funcionamento adequado do sistema intestinal e contribuem para uma alimentação rica e saudável, dentre outros benefícios. Isis Graziela, nutricionista funcional e coach, cita que no Brasil, o consumo das fontes de fibras está aquém dessa necessidade, girando em torno de 10 a 15 gramas por dia.

“Esse tipo de alimento é muito indicado para pessoas que mantêm dietas para perda ou manutenção de peso e também diabéticos”, explica a farmacêutica Luisa Saldanha, diretora da Pharmapele. “As fibras possuem inúmeros benefícios, como controle de taxas de colesterol, triglicerídeos e glicemia, além de ajudar na saúde cardiovascular, melhorar na função intestinal e por tabela a imunidade, já que o intestino está diretamente ligado ao sistema imunológico. Outro papel importante das fibras é no controle da obesidade, já que ela é capaz de proporcionar saciedade sem aumentar o valor calórico do prato”, afirma Isis.

“É importante ressaltar que, para garantir todos os benefícios proporcionados pelas fibras, é necessário manter uma alimentação saudável e praticar atividade física com frequência”, diz a farmacêutica. Além disso, é essencial também consumir de 1,5 a 2l diários de água, o que contribui para melhor atuação das fibras no organismo, de acordo com artigo publicado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

E como ter acesso a elas?

Hoje, é possível encontrar dois tipos de fibras, as solúveis (polpa de frutas, legumes, nutricosméticos com fibras etc.) e as insolúveis (presentes em grãos e cereais). De forma geral, a lista de alimentos ricos em fibras inclui itens como: feijão preto, ervilha, chia, batata doce, brócolis, milho, soja, dentre outros.

“Algumas estratégias para aumentar o consumo de fibras podem ser utilizadas, como consumir diariamente saladas, preferir frutas com cascas e bagaço, ao invés de sucos, ou se utilizar sucos – consumi-los sem coar. Além disso, incremente todas as refeições com fibras como linhaça, chia, aveia; cascas, bagaço e talos podem ser aproveitados em preparações como arroz, farofas, recheios etc.”, afirma a nutricionista.

Mas, para garantir a praticidade, marcas como a Pharmapele trazem ao mercado produtos multifuncionais com fibras, além de outros benefícios para a saúde. Confira abaixo duas sugestões de produtos da marca:

Fiber Solution

307801_688594_fiber_solution_web_.png

O nutricosmético conta com uma associação de fibras solúveis e insolúveis que promove melhorias na saúde e favorece o bom funcionamento e imunidade do sistema gastrointestinal. “Muitos estudos comprovam a eficácia dessas fibras, solúveis e insolúveis, quando elas trabalham juntas. Essa sinergia eficiente ajuda na prevenção de doenças no sistema cardiovascular e gastrointestinal, além de estimular o metabolismo energético”, explica Luisa. O produto é isento de lactose, sacarose e glúten, ou seja, sem açúcar e seus derivados, e pode ser usado por gestantes.

ThermoSlim

290278_626496_drink_solution_thermoslim_mulher_novo__4_

Sem calorias, livre de glúten, lactose e açúcar, o ThermoSlim é um suco emagrecedor que possui fibras solúveis e regula as funções intestinais. O produto acelera o metabolismo, ajuda na queima de gordura e redução de medidas e é um aliado importante na diminuição de colesterol.

Drink Solution

drink_solution_thermoslim_web_

“O Drink Solution, além de ter um sabor agradável, possui 2,25 gramas de fibras e pode ser utilizado estrategicamente em planos nutricionais para controle de peso. Ele apresenta ativos como Extratos de Chá verde, Guaraná, Laranja amarga (Citrus auratium), Inulina e Cromo GT, que auxiliam no aumento do metabolismo e consequentemente na redução de peso e medidas”, afirma a nutricionista.

Fonte: Pharmapele

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s