Sabor e afeto: salmão é ingrediente certo para demonstrar amor

Mais do que se resumir à entrega de um presente ou ao convite para um almoço ou jantar no restaurante mais comentado da cidade, o Dia das Mães é uma data que simboliza a aproximação e troca afetiva com nossas mais queridas mulheres. E você está sem ideias do que fazer para comemorar o Dia das Mães com o carinho e a atenção que ela merece? Para criar uma homenagem simples, mas repleta de sabor e afeto, a dica é dedicar toda a criatividade no preparo de um almoço ou jantar superespecial.

A sugestão para surpreender com classe é escolher um ingrediente versátil e prático como o salmão, opção apetitosa e que também oferece uma dose extra de nutrientes benéficos para o organismo feminino. Com esse ingrediente completo, é possível preparar uma série de pratos descomplicados e ideais para tornar a ocasião ainda mais especial.  Por isso, a sugestão é preparar uma receita que demonstre todo o cuidado com as mamães neste dia tão especial, e para agradar tanto o paladar como a saúde delas, a dica é escolher um ingrediente leve e saboroso: o salmão.

mãe e filho

O superpescado é comprovadamente um dos alimentos mais completos por apresentar uma combinação equilibrada de gorduras boas, vitaminas e nutrientes essenciais, que oferece uma diversidade de benefícios à saúde:

-Ajuda a preservar a flexibilidade das artérias e da força do músculo cardíaco, reduzindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

-Estimula a criação de colágeno no corpo, proteína que auxilia no combate à flacidez e torna a pele mais firme e viçosa.

-Auxilia na redução da pressão arterial.

-Ajuda a reduzir o risco de disfunções neurológicas, como a depressão, o mal de Alzheimer e o derrame cerebral.

-Atua na melhoria da agilidade mental e a memória.

-Estimula a produção de serotonina, substância diretamente relacionada ao equilíbrio do humor.

-Ajuda a promover a resposta do organismo à insulina e estimula a secreção de leptina, hormônio que ajuda a regular a ingestão de alimentos, como também o peso e o metabolismo.

-Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol ‘bom’ e ‘ruim’.

-Por suas propriedades anti-inflamatórias, auxilia no tratamento de algumas dores crônicas.

-Auxilia na prevenção do envelhecimento.

Além de ser um aliado para o bem-estar das “mamas”, o pescado também pode ajudar a melhorar a saúde dos filhos, já que as novas gerações tendem a ser influenciadas pelos hábitos alimentares seguidos nos meios em que convivem, principalmente quando as atitudes são observadas na alimentação das mamães.

“Além de ganhar muitos pontos no quesito sabor, o salmão chileno é um alimento altamente nutritivo e será a opção certa para celebrar o carinho e cuidado entre os filhos e as “mamas” nesta ocasião tão especial”, comenta Melanie Whatmore, da associação Salmón de Chile, que promove e incentiva o consumo do salmão chileno no Brasil.

Como a ocasião também merece um brinde, a indicação é harmonizar os pratos a um vinho que possa acompanhar as duas receitas sugeridas, como um frutado Pinot Noir chileno. “O ditado já diz que mãe só há uma, então nada melhor do simbolizar um significado tão bonito com uma combinação de salmão e vinho. Será uma celebração encantadora!”, declara Melanie Whatmore, da associação Salmón de Chile, que promove e incentiva o consumo de salmão chileno no Brasil.

familia

Depois de todas essas dicas, este certamente será o presente mais inesquecível e emocionante para cada uma das mulheres mais queridas de nossas vidas. Agora é só seguir o passo-a-passo das receitas [abaixo] e Feliz Dia das Mães.

Miniespetos de Salmão e Vegetais Assados

espeto salmão

Ingredientes:
500 gramas de filé de salmão chileno, sem pele
2 dentes de alho moído
½ xícara de azeite de oliva
Suco de 2 limões
Sal e pimenta a gosto
2 xícaras de tomates cereja
1 berinjela pequena com casca, cortada em cubos pequenos
1 abobrinha média com casca, cortada em cubos
2 a 3 cebolinhas
20 espetos pequenos e umedecidos.

Modo de preparo
Numa vasilha, misturar o alho, suco de limão, azeite de oliva, sal e pimenta. Cortar o filé de salmão em cubos médios de uns 2 cm. Cortar a berinjela e a abobrinha em cubos de 2 cm. Distribuir o salmão, a berinjela e a abobrinha numa travessa e marinar com a mistura de alho; cobrir com plástico e colocar na geladeira. Cortar os talos verdes das cebolinhas em pedaços de 2 a 3 cm de longitude. Depois de 30 minutos, retirar a marinada da geladeira e espetar alternadamente, em cada espeto umedecido, tomate cereja, pedaço de abobrinha, cebolinha, pedaço de salmão, pedaço de berinjela, cebolinha, salmão, tomate. Repetir até terminar. Aquecer uma chapa ou grelha e assar por 3 minutos por cada lado.

Nota: os espetos também podem ser assados no forno aquecido a 200°C por 10 a 15 minutos. Rendimento: 20 unidades

Salada Fresca de Salmón do Chile

salada salmão

Ingredientes:
1 abacaxi maduro, descascado e cortado em cubos pequenos de 2 cm.
400 gramas de salmão chileno sem pele
½ xícara de molho de soja
4 colheres de sopa de cebolinha picada
½ xícara de suco de limão
2 colheres de sopa de azeite de oliva
5 xícaras de vários tipos suaves de alface
250 gramas de palmito em rodelas
250 gramas de tomates cereja
4 colheres de sopa de castanha de caju
½ xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de mostarda forte tipo Dijon
2 colheres de suco de limão
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mel
Um pouco de sal e pimenta moída

Modo de preparo:
Cortar o salmão sem pele em tiras compridas de 5 cm e de uns 2 cm de largura. Em uma travessa ampla, misturar o suco de limão e o molho de soja, e marinar os pedaços de salmão. Refrigerar por 20 minutos. Em uma travessa de salada grande, colocar as folhas verdes com o abacaxi, palmitos e tomates cereja cortados pela metade (ou inteiros, se forem muito pequenos). Depois, colocar os pedaços de salmão e salpicar com cebolinha picada, reservar em um prato. Aquecer o azeite de oliva em uma grelha ou frigideira grande. Grelhar o salmão por 2 minutos até que esteja macio e suculento, retirar do fogo e organizar os pedacinhos sobre a salada. Salpicar com as castanhas de caju e, finalmente, temperar com a vinagrete de mostarda. Servir de imediato.

Lasanha de Salmão

lasanha de salmão

Ingredientes:
8 ovos
1 kg de farinha de trigo
Sal
600 gramas de filé de salmão chileno sem pele
600 gramas de ricota
120 gramas de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de alcaparras
1 xícara de creme de leite
Sal e pimenta recém-moída (a gosto)
3 colheres de sopa de queijo parmesão

Modo de preparo
Em uma panela, aquecer um pouco de água, meio limão e uma folha de louro, até ferver. Colocar o pedaço de salmão e cozinhá-lo por cerca de 5 minutos, até que esteja macio. Triturar o peixe com um garfo e reservar. Juntar as alcaparras, o sal e a pimenta. Misturar os ovos um a um com a farinha e o sal, formando uma massa homogênea que não grude nos dedos. Passar a massa pelo rolo de lasanha, esticando-a tantas vezes quantas sejam necessárias, até afinar. Depois, cortar a massa em quadrados grandes, reservar sobre uma bandeja enfarinhada. Aquecer abundante água em uma panela. Quando ferver, acrescentar o sal e cozinhar a massa de lasanha, uma a uma, até atingir o ponto al dente. Ir reservando a massa cozida numa travessa com água fria, enquanto as demais cozinham. Untar uma travessa retangular média com uma camada de creme de leite. Cobrir com uma primeira camada de massa, rechear com o salmão triturado e distribuir uma parte da ricota e do creme de leite. Seguir o mesmo processo até formar de 3 a 4 camadas de massa. Terminar de rechear a lasanha com a massa, salpicar com queijo parmesão e creme de leite. Aquecer o forno a 200ºC e gratinar a lasanha. Servir quente.

Rendimento: 8 porções

Fonte: Salmón do Chile

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s