Descubra maneiras de combater a ansiedade de forma saudável

A ansiedade tem por característica o excesso de preocupação, o que muitas vezes pode fugir do controle da situação, seja ela no ambiente profissional ou pessoal. Muitas vezes as pessoas ficam ansiosas por algo que ainda não aconteceu. Ficam imaginando coisas sobre tal situação e então caí naquela lenda do “e se…”.

A ansiedade também pode significar que algo bom irá acontecer com você, como a chegada de um novo membro na família ou então uma sonhada viagem, mas não podemos ficar somente nessa projeção. Temos que viver o hoje e presente nesse momento, para que quando eu chegar lá esteja tudo sob controle, conforme imaginado.

“Independentemente do que está causando a sua ansiedade, essas sensações podem não ser tão favoráveis, por isso, é importante saber reconhecer estes sinais”, afirma a coach de realização pessoal e profissional, Luciane Cadan.

Pode parecer estranho, mas o que caracteriza uma pessoa ansiosa é o fato de pensar. Pensar demasiadamente no futuro. Ansiando por coisas boas ou ruins, os ansiosos pensam demasiadamente, o que os coloca em um eterno labirinto principalmente projetando os acontecimentos futuros, seja de forma negativa ou positiva. É a vontade de saber e controlar o futuro o que, normalmente, vem em conjunto a pensamentos negativos e projeções de situações. ​

​Segundo Luciane, preocupar-se com o futuro é importante, mas a partir do momento em que essa preocupação lhe causa incômodos, é necessário dar uma atenção maior para que esse sentimento angustiante seja cessado. ​

Antes de qualquer coisa, o mais importante é:

-Encontrar a raiz do problema. O que está, de fato, causando a ansiedade. Pare de tentar controlar o futuro. A solução só existe a partir do momento que existe um problema. Se o problema não existe, ainda não existe a possibilidade de solução. É importante se programar? Sim, mas aceite que existem situações que estão fora do seu controle. Além disso, se estiver passando por algum problema, muitas vezes não terá a possibilidade de mudar a sua situação, mas você tem o poder de mudar a sua postura e o modo de encará-la. Pergunte-se se suas preocupações são realmente necessárias.

mulher triste

-Valorize o presente e o dia de hoje, viva-o e aproveite-o a cada instante. Medite, esvazie a sua mente, corrija a sua respiração e permita as energias positivas entrarem, libere as negativas.

meditação pin terest
Foto: Pinterest

-Organize-se. A ansiedade também é causada pela preocupação com tarefas do dia a dia, e se você adia sempre estas tarefas, acaba se estressando pensando no que deveria ter feito e deixou para depois. Se você é uma pessoa metódica e se preocupa com o futuro, crie uma agenda e anote todos os compromissos e tarefas, isso ajudará a ter uma melhor visibilidade dos seus dias.

agenda café caderno

-Valorize-se. A ansiedade faz com que acreditemos que não somos capazes de conseguir realizar nossos objetivos e sonhos. Você é capaz, sim. Acredito em você mesmo.

mulher-shutterstock

-Pratique exercícios físicos. Além de ser uma distração, o hormônio da endorfina liberado após uma atividade física traz a sensação de bem-estar, o que aliviará o sentimento de angústia causado pela ansiedade. Além disso, a partir do exercício físico, a norodrenalina e a serotonina, que auxiliam no equilíbrio do humor, são estabilizadas. E alimente-se bem.

stocksy_compression-wear-mulher

-Converse com alguém. Pessoas que enxergam as situações de um ângulo diferente podem te mostrar como a sua perspectiva sobre tal coisa pode estar sendo distorcida por você mesmo. Cultive o hábito de pensar positivo.

mulher-maos

A ansiedade somente será positiva caso te ajude a resolver algum problema. Caso contrário, só lhe trará angústia, palpitações, insônia e doenças crônicas. Para livrar-se da “doença do século”, como alguns especialistas a apelidaram, em primeiro lugar você deve observar-se, e a partir do momento em que nota que os seus pensamentos negativos e os problemas são projetados por você mesmo, é hora de mudar os hábitos e cuidar da sua saúde física e principalmente a mental. Equilíbrio é tudo.

mulher ansiedade

Fonte: Luciane Cadan atua como Coach de Realização Pessoal e Profissional. Certificada e credenciada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching com as seguintes titulações: Professional and Self Coach, Coaching Ericksoniano, Analista Comportamental, Avaliação 360°, Coaching Assessment. Curso Profissão Coach com certificação pela Florida Christian University e Certificação Internacional de Coaching para Pais pela The Parent Coaching Academy, Inglaterra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s