Quando recorrer à toxina botulínica?

A aplicação do produto é um dos principais procedimentos para quem busca amenizar rugas e marcas de expressão

Não há como evitar as marcas da idade. À medida que vamos envelhecendo, a pele começa a mostrar rugas e marcas de expressão que indicam que o tempo está passando. A má alimentação e a luz do sol são alguns fatores que fazem com que o rosto perca sua jovialidade. Devido a isso, muitas pessoas, sejam homens ou mulheres, recorrem à toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, um dos procedimentos mais usados no campo de rejuvenescimento facial para quem deseja reduzir as rugas.

Botox 2

Geralmente, as marcas de expressão aparecem por causa da repetição de alguns movimentos, como por exemplo, sorrir ou franzir a testa. Para diminuir estes feitos, a rapidez da aplicação é uma das vantagens do procedimento. Além disso, outro ponto positivo é que o paciente não precisa se preocupar com inchaços ou manchas, que raramente aparecem.

A aplicação é rápida. O paciente tem a pele limpa para a aplicação de um skin cooler (aqueles rolinhos gelados) na área. A partir daí, são aplicadas pequenas injeções locais. O efeito do procedimento não é imediato e leva de quatro a sete dias para aparecer. Também é preciso um retorno de avaliação para averiguar se é necessário algum ajuste.

Botox Masculino_SBCP

“Diferente das cirurgias plásticas, o uso da toxina botulínica permite que você continue suas atividades diárias, sem precisar de todos os cuidados médicos que o internamento exige”, relatou o cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Tiago André Ribeiro.

Tiago ainda revelou que não existe uma idade ideal para começar as aplicações. “Isso é uma coisa muito individual. Existem pessoas que apresentam, desde a adolescência, tendência a formar muitas marcas de expressão quando sorriem ou falam. Juntamente com outros fatores, esta ação contínua sobre a pele pode formar marcas definitivas na pele: as rugas. Assim, que tem muitas marcas de expressão, colhe muitos benefícios iniciando suas aplicações precocemente”, explicou o cirurgião plástico.

Ele ainda diz que em todo caso médico é necessário um diagnóstico. “O paciente chega no consultório com uma queixa. Então, ele será avaliado para que possa ser entendido o caso. Muitas vezes, ele não precisa do procedimento, mas apenas um preenchimento. Cada paciente terá uma indicação de tratamento”, alertou.

female face with wrinkles on her forehead

O cirurgião ainda destacou que a toxina botulínica não previne o envelhecimento. “O procedimento evita apenas o aparecimento de rugas na testa e ao redor dos olhos. As rugas representam um dos componentes do envelhecimento e necessitam de outros tratamentos, como peelings ou preenchimentos. O melhor é se precaver, iniciando as aplicações antes que as rugas fiquem marcadas”, concluiu doutor Tiago.

Fonte: Tiago Ribeiro é Cirurgião Plástico especialista pelo Hospital Santa Marcelina, de São Paulo, Tiago André Ribeiro é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atende nas cidades de: Toledo e Marechal Cândido Rondon

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s