Secretaria ensina cultivo de ervas para substituir sal e reduzir consumo de sódio

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo ensina a população a cultivar em casa ervas aromáticas como o alecrim, coentro, manjericão e hortelã, que trazem sabor à comida e reduzem a necessidade de utilizar o sal.

No Brasil, o consumo médio de sódio é de 7,4 gramas, mais do que o dobro da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de dois gramas por dia, quantidade presente em cinco gramas do sal de cozinha.

No livro digital “Sabores da Horta: do Plantio ao Prato”, que está disponível para download gratuito aqui, a equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria, orienta a população sobre os principais benefícios de ervas, raízes e pimentas, que podem auxiliar a reduzir o uso do sal. O livro ensina a fazer uma horta com materiais como garrafa pet e caixas e também traz receitas nutritivas e saborosas com os temperos.

De acordo com a nutricionista da Secretaria que atua no Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) Milene Massaro, diminuir a ingestão de sódio ajuda a controlar a pressão arterial, em todas as faixas etárias. “Especiarias e ervas aromáticas frescas ajudam a reduzir o uso de sal, realçam o sabor natural dos alimentos ou dão à preparação um novo sabor, além de conferir aroma e cor”, orientou Milene.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, destacou a importância de adotar hábitos saudáveis de alimentação. “É nosso dever garantir que alimentos frescos e saudáveis, provenientes da agropecuária paulista, cheguem à mesa das famílias brasileiras. É uma determinação do governador Geraldo Alckmin, que é médico e sabe da importância de uma alimentação saudável na qualidade de vida da população”, disse.

Veja algumas das propriedades e usos desses ingredientes:

Alecrim MGD©
Alecrim – Foto: MGD©

Alecrim: contém vitaminas A e do complexo B e minerais como potássio, fósforo e cálcio. É antioxidante; antimicrobiano; facilita a digestão; indicado para combater o cansaço físico e mental e ajuda na circulação sanguínea. Usado para temperar carne suína, batatas, arroz e pães, aromatizante de água do cozimento de massas e azeites.

cebolinha creative commons

Cebolinha: contém vitaminas A e C, potássio, cálcio e fósforo. Antioxidante, ajuda na digestão e melhora a circulação sanguínea. Use em omeletes, sopas, vinagretes, molhos e alguns pratos preparados com carne ou peixe.

coentro

Coentro: tem potássio, vitamina C e vitamina A. É antioxidante; tem óleos essenciais que ajudam na digestão; utilizado como antitérmico, analgésico e como auxiliar no tratamento de dores articulares e reumatismo. Tempera saladas, caldos de peixe, frutos do mar, sopas, molhos, massas.

gengibre

Gengibre: contém potássio e vitamina B3, auxilia no tratamento de gripes, resfriados e tosse; reduz dores de cabeça; diminui a congestão nasal e cólicas menstruais; ajuda a tratar enjoos e combater infecções e pode auxiliar no processo de emagrecimento. Ideal para temperar carnes, peixes, sopas, frutos do mar, saladas, aromatizante de água, sucos e chás.

hortelã
Foto: Maria Mas/Morguefile

Hortelã: contém vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. Age como descongestionante e sua infusão é indicada no tratamento de gripe. Utilizado como tempero para carnes (principalmente carneiro), sopas, saladas, quibe, tabule e outros pratos árabes; aromatizante de bebidas como água, chás e sucos.

manjericao crative commons

Manjericão: rico em vitaminas A e C e minerais como cálcio e potássio. É antioxidante; combate vômitos, cólicas intestinais e diarreias; auxilia no alívio de tosse, bronquite, rouquidão, dores de garganta e ajuda na cicatrização de aftas. Use em carnes, peixes, sopas, massas e molhos de tomate e como aromatizante de vinagres.

oregano pixabay
Foto: Pixabay

Orégano: contém óleos essenciais, vitamina C, vitamina A, cálcio e potássio. Estimula as funções gástricas e biliares; auxilia no tratamento de dispepsia, enjoos, flatulências e estomatites; é diurético, expectorante e ameniza cólicas menstruais. O tempero pode ser usado em saladas, molhos à base de tomate, pizzas, pratos com queijo, carnes, peixes e massas.

salsinha

Salsinha: contém vitaminas A, B3 e C e bioflavonoides. Apresenta também cálcio e potássio. Alivia os sintomas da bronquite, asma, cólicas menstruais e cistite e auxilia no tratamento de reumatismo. É utilizado em sopas, saladas, peixe, carnes, omeletes e legumes.

salvia creative commons

Sálvia: antioxidante; reduz flatulência e tem ação anti-inflamatória. Apresenta sabor muito forte, por isso, use em pequenas quantidades para tempero de carnes, marinadas, sopas, feijão, molhos de tomate, queijos, batatas e biscoitos.

tomilho
Foto: Pixabay

Tomilho: contém vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A. Tem também minerais como magnésio, cálcio e potássio. É digestivo, anti-inflamatório e expectorante. Use em aves, carne de porco, peixes, molhos, sopas e vegetais.

pimenta

Pimentas:  ricas em vitaminas A, C e E, ácido fólico e zinco, além de conter capsaicina, que apresenta propriedades medicinais comprovadas, como cicatrização de feridas, dissolução de coágulos sanguíneos, prevenção da arteriosclerose, controle do colesterol e ação antioxidante. Tempera quase todos os tipos de pratos como carnes, aves, massas, molhos e legumes. Também é usada como aromatizante de chocolates e outras sobremesas ou doces.

Por Paloma Minke – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo 

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