Dia dos Namorados: dez dicas para conciliar romantismo e economia

É possível demonstrar sentimentos, sem cair na armadilha de gastar mais do que o seu bolso permite no Dia dos Namorados. Confira 10 dicas do programa de educação financeira da Visa – Finanças Práticas para curtir a data especial e homenagear a pessoa amada, sem prejudicar seu orçamento!

1. Organize-se

calculadora-gamerzero
Foto: Gamerzero/Morguefile

Determine o quanto poderá gastar e planeje atividades que caibam dentro desse orçamento. Pesquise os preços dos passeios, dos presentes e da alimentação e coloque tudo em uma planilha para ter o controle dos gastos.

2. Fuja de aglomeração

Embora o dia 12 de Junho caia numa segunda-feira este ano, a dica é evitar bares, restaurantes, cinemas etc., dispensando o estresse de filas e aglomerações.
O fim de semana anterior também deve ter forte movimento nesses locais, então o caminho é optar por uma programação alternativa, romântica e bem mais econômica.
O casal pode também pensar em passeios gratuitos, ou mais baratos. Se forem estudantes, abusem dos benefícios da meia-entrada. Vocês podem usar também um “esquema de compensação”, como se faz em uma dieta: se abusarem dos gastos, procurem segurar o bolso depois.

3. Prepare o jantar

casal

Para fugir da agitação e garantir um clima mais aconchegante, experimente preparar uma refeição romântica em casa. Faça uma lista com os ingredientes necessários e vá às compras. Não se esqueça de verificar nos supermercados as ofertas especiais. Cozinhe junto com seu par e faça um jantar à luz de velas. Um dia romântico como esse pode até substituir o tradicional presente.

4. Mude de paisagem

Para o fim de semana, um passeio ao ar livre pode ser uma boa opção. Se for um dia ensolarado, aproveite e faça um piquenique. Parques, praias, a opção é sua!
Vocês podem caminhar, andar de bicicleta, pescar ou só relaxar, contemplando a paisagem e fazendo planos. Viajar para uma cidade próxima pode ser boa alternativa também.

5. Evite o presente convencional

Há produtos que, tradicionalmente, ficam mais caros nessa data e você pode evitá-los: bombons, flores, bichinhos de pelúcia são alguns exemplos. Procure fazer você mesmo uma bela e romântica cesta com alguns mimos, opte por comprar algo que seu parceiro (a) realmente esteja precisando ou, ainda, combinem de juntar o dinheiro que gastariam com presentes para realizar algo diferente a dois, de preferência em outra data: teatro, cinema, show ou até uma viagem.

6. Faça você mesmo

homem fone de ouvido musica philly
Foto: Philly

Na hora do presente, coloque seu romantismo e sua criatividade para funcionar: crie um cartão personalizado, ou mesmo elabore algo diferente como lembrança nesta data, como uma camiseta customizada, uma gravação das músicas preferidas, um álbum digital de fotos.

7. Tenha estratégia na compra do presente

Se fizer questão de comprar mesmo um presente, atenção: nada de deixar para a última hora. Evite o tumulto das lojas e a pressa, elementos que fazem com que você se agite e gaste bem mais do que deveria. Escolhido o presente, pesquise preços e condições de pagamento. No momento da compra, procure negociar. Guarde a nota fiscal e capriche na embalagem, dando um toque especial que mostre carinho e atenção.

8. Despesas divididas

Dia_dos_namorados160525_

A escolha do passeio deve ser feita a dois – conversem e cheguem a um consenso, respeitando o gosto e, principalmente, as condições financeiras de cada um. O melhor é sempre dividir a conta. Para não dar briga ou estragar o romantismo, caso um dos dois queira pagar sozinho, o caminho é o outro assumir outros custos, como estacionamento, pipoca no cinema, ou até o dinheiro para combustível.

9. Evite as compras por impulso

FreeGreatPicture compra cartão sacola

Se você adora se produzir, principalmente em ocasiões especiais, muito cuidado para não gastar mais do que deve para garantir seu visual nesse dia. Você realmente precisa comprar uma roupa nova para a ocasião? A compra do presente também deve ser controlada. Mesmo que o seu amor mereça o melhor presente que você puder dar, atenção! Não tome nenhuma atitude que prejudique seu orçamento, nem assuma parcelas a perder de vista, apenas para atender a um capricho de quem você ama.

10. Proponha um planejamento a dois

Dependendo do estágio do namoro, esta pode ser uma boa data para selar compromissos e iniciar um planejamento a dois. Que tal estabelecer metas e começar a compartilhar sonhos? Vocês podem começar a definir estratégia para a realização de muitos objetivos, como viajar, comprar ingressos para a tão aguardada banda internacional prevista para daqui a alguns meses. Essa visão de longo prazo fortalece a relação.

E, no mais, que você tenha um feliz dia dos namorados!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s