The Body Shop lança campanha mundial para acabar com testes em animais

A marca inglesa de cosméticos The Body Shop convidou a imprensa ontem (8) para falar de sua nova campanha mundial: Para Sempre Contra Testes em Animais. A empresa foi criada em Brighton, em 1976, pela ativista Anita Roddick, se tornando uma das pioneiras na questão dos direitos animais.

A intenção da campanha é proibir os testes em animais no mundo todo, tanto em produtos quanto para ingredientes cosméticos, para sempre. A estimativa é de que cerca de 500 mil animais sejam usados por ano para testes cosméticos. Na União Europeia, vale lembrar, os testes já foram banidos, mas em 80% dos países, inclusive o Brasil, ainda não há leis que os proíbam.

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E vamos falar claramente, este tipo de teste é algo ultrapassado, caro e ineficiente. E o melhor: há alternativas confiáveis, mais baratas e precisas, como análises computadorizada, pele produzida em laboratório e até mesmo teste de contato em seres humanos, mas os animais continuam a sofrer. Vale se questiona o porquê.

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Assim, a The Body Shop lançou uma petição que pode ser assinada online, clicando aqui. A partir do dia 13 de junho, terça-feira, quem quiser também pode ir até uma loja e assinar pessoalmente.

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Fernanda Lima ao lado da diretora de marketing da marca Karina Meyer

E pela primeira vez no Brasil, a empresa elegeu uma personalidade para ser sua embaixadora em uma campanha, a apresentadora Fernanda Lima. Durante o encontro com a imprensa e blogueiras, ela contou que não prestava muita atenção quando comprava um produto sobre como ele havia sido produzido, mas após o convite, começou a pesquisar e até mesmo a assistir os vídeos mostrando alguns métodos de testagem, o que a deixou com mais vontade de investir nessa luta.

“Eu sempre prestava atenção, na moda, em relação ao trabalho escravo, uso de crianças, mas não pesquisava sobre os produtos de beleza”, admite. Ela conta que viu um vídeo sobre o uso de penas em fantasias de Carnaval, e que desde então, faz questão de não usá-las. “Fui vegetariana por anos, quando engravidei, não sei o motivo, mas acabei voltando a comer. Em casa, um dos meninos não come mais, mas o outro, sim. Então, tiramos a carne dois dias por semana. São pequenas coisas que vamos fazendo, mas que farão diferença”.

Fernanda ficou ao lado da diretora de marketing da The Body Shop no Brasil, Karina Meyer, que elogiou a apresentadora que foi escolhida para representar a campanha por sua imagem e postura.

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Alguns dos produtos da marca, maravilhosos, não testados em animais, veganos e feitos com ingredientes orgânicos

Vale lembrar que a The Body Shop tem cinco pilares:  é contra testes em animais, apoia o comércio justo, incentiva a autoestima das mulheres, defende os direitos humanos e a proteção do planeta.

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A Campanha

No Brasil, a campanha acontecerá nos 115 pontos de venda em todos Brasil, no site e nas redes sociais da marca, convidando os clientes a assinarem a petição. A meta é coletar 8 milhões de assinaturas globalmente. Os consumidores serão estimulados a usar a hashtag da campanha, #ForeverAgainstAnimalTesting #ContraTesteEmAnimais, nas mídias sociais para aumentar a conscientização sobre o assunto.

“A The Body Shop acredita que testes com animais em produtos e ingredientes são antiquados, cruéis e desnecessários. Por isso, estamos à frente da mais ambiciosa campanha da marca para buscar a proibição global do uso de animais para testar produtos e ingredientes com finalidade cosmética. Nossa expectativa é coletar mais de 200 mil assinaturas no Brasil”, explica Karina Meyer, Diretora de marketing da The Body Shop Brasil.

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Para Sempre Contra Testes em Animais tem parceria com a Cruelty Free International e terá duração de quase três anos. Nesse ano, o foco é conscientizar e derrubar mitos em torno dos testes em animais e das alternativas disponíveis. Em 2018, a meta é atingir os 8 milhões de assinaturas e apresentar o documento às Nações Unidas, para que seja convocada uma convenção internacional sobre a proibição de teste com finalidade cosmética em animais. Finalmente, em 2019, com a ajuda da ONU, o objetivo é promover aproximação com governos e agências internacionais para criar a lei.

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Por favor, assine a petição aqui.

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