Como controlar o apetite durante o inverno

A maioria das pessoas relata que durante as estações mais frias do ano o apetite aumenta e a circunferência abdominal também. Estudos comprovam que em dias mais frios as pessoas costumam, sim, comer mais. Como consequência tem-se o ganho de peso (de 0,5 Kg a até 1 kg). Parece pouco?

Paula Pires, endocrinologista da Clínica Essenza, explica que o fato é uma das hipóteses para ganho de peso progressivo e significativo (a cada inverno a pessoa ganha 1 kg, ou seja, 10 kg após 10 anos), já que grande parte das pessoas com 50 anos está entre 10 a 15 kg acima do peso que tinham na juventude.

Cientistas descobriram que durante o inverno o consumo de caloria aumenta em média 200 Kcal, o que equivale a dois pãezinhos franceses a mais por dia. As teorias sobre o motivo desse aumento do apetite ainda são controversas. Controlar a fome muitas vezes não é tarefa simples, então Paula elencou dicas eficientes que podem ajudar.

1- Não precisa radicalizar e se privar totalmente das comidas que você ama, basta planejar. Entre as refeições tente comer algum petisco rico em fibra e em proteína (fatia de queijo branco com uma fatia de pão integral). Petiscos saudáveis entre as refeições ajudam o corpo a manter-se aquecido;

freegreatpicture-queijo
Foto: FreeGreatPicture

2- Se a compulsão for por carboidratos, a dica é tentar associá-lo sempre uma proteína, o que vai melhorar a saciedade. Ao invés de comer uma grande quantidade de macarronada com queijo amarelo, por exemplo, coma metade com um pedaço de frango ou carne magra mais salada de abobrinha quente (acompanhamento).

massa2

3- Não deixe de praticar atividade física no inverno! Paula explica que os exercícios são importantes não somente para queimar calorias, mas também para manter o nível de serotonina adequado nesta época do ano.

Stocksy mulher exercicio inverno

4- Procure exposição solar sempre que possível, pois 15 minutos de sol na região do antebraço por dia já são suficientes para manter um nível adequado de vitamina D e serotonina.

mulher-sol

5- Não faça “estoque” de alimentos gordurosos em casa durante essa estação. “É muita tentação, então, tente não deixar muitos doces a vista”, completa a endocrinologista.

fondue-doce160620_173005

Para finalizar redobre a atenção aos hábitos nessa época do ano.

Fonte: Paula Pires é especialista em Endocrinologia, Metabologia e Clínica Médica. Especialista em Endocrinologia Pediátrica.Como endocrinologista e clínica geral, atua nas mais diversas áreas da medicina, sempre com uma visão global do funcionamento do corpo humano. Atende todas as faixas etárias, desde a infância, seguindo o crescimento, a puberdade e o desenvolvimento até o envelhecimento e suas alterações hormonais características. Atualmente atende os pacientes em consultório próprio na Clínica Essenza em São Paulo.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s