Café: curiosidades e as diferentes maneiras de saborear a bebida

O café é mais do que um sabor ao paladar do brasileiro. Ele é uma espécie de “ritual” que está presente no dia a dia da maioria das pessoas, no trabalho, em casa, no bar, no restaurante, no supermercado etc. E a marca Café Brasileiro faz parte dessa tradição há mais 40 anos destaca curiosidades e as diferentes maneiras de saborear o café.

A primeira dica importante é que o café deve ser tomado sempre fresquinho. O ideal é preparar somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora seguinte. Assim, os melhores sabores dos grãos são preservados.

Degustar na xícara de porcelana também faz toda diferença ao paladar. De acordo com o Café Brasileiro, esse tipo de material destaca ainda mais o sabor do café e a temperatura fica constante.

xícara de café

A medida correta para fazer o cafezinho é outro fator curioso. A dica é utilizar entre 5 e 6 colheres de sopa para 1 litro de água. O tempo de contato da água com o pó de café também deve ser calculado em prol do melhor sabor. As sugestões são: 9 minutos para moagem fina; 6 minutos para moagem média, e 4 minutos para moagem grossa.

A armazenagem do café também merece atenção especial para garantir o melhor sabor. O Café Brasileiro explica que o café moído se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor e do contato com odores fortes. Portanto, deve ficar acondicionado sempre distante desses riscos. Guardar na própria embalagem é a melhor alternativa.

café quente

Na hora de coar, não deixe a água ferver, pois a perda de oxigênio altera o verdadeiro sabor do café. E nunca prepare a bebida já adoçada. Esse processo poderá formar crosta de açúcar nas paredes do recipiente, afetando o sabor. Isso vale para a armazenagem do café pronto, mesmo em garrafas térmicas. Se a opção for o coador de pano, lembre-se de jamais lavá-lo com detergente ou outro produto de limpeza. A higienização deve ser feita somente com água.

filtro de pano café.jpg

Depois de tantos cuidados com essa “preciosidade” chamada café, as dicas vão para o preparo: colocar o pó de café na água quente antes de entrar em ebulição; mexer com colher de pau até fazer um creme na superfície do recipiente, e deixar essa colher de pau para uso exclusivo do café.

Fonte: Café Brasileiro 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s