Como agir quando se está de dieta e é convidado por amigos para jantar

Receber um convite para almoçar ou jantar na casa de amigos ou em restaurantes é uma provação para testar a capacidade de superação do indivíduo, ou seja, momentos para exercitar o autocontrole e especialmente, a confiança. A autossabotagem pode levar pode levar a sentimentos de culpa, depressão e fragilidade.

“Manter-se dentro daquilo que se propôs trará uma sensação de êxito e vontade de continuar. Assim, não recomendamos que se evitem festividades, apenas que se vá com maior atenção e presença. Isto significa não colocar a mente no ‘modo-automático’, mas pensar e sentir sobre o que se está fazendo”, ensina Luís Carlos Silveira, médico Nutrólogo fundador do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa em Gramado, que afirma que se o convite for aceito com esse pensamento, já temos meio caminho andado em termos de sucesso.

Veja, abaixo, outras recomendações práticas para não fugir da dieta:

– Faça um lanche antes de sair de casa, contendo boa quantidade de fibras, como salada ou salada de frutas, por exemplo. “Se você costuma ter grande desejo de doces, uma recomendação é comer uma barrinha pequena de chocolate 80% (que não estimulará a vontade de comer doces sem parar e trará outros benefícios neuroquímicos)”, indica o médico. Você pode, se preferir, deixá-la dentro do carro para a volta para a casa.

frutas-vermelhas

– Evite o couvert, uma vez que são grandes sabotadores dos objetivos. “As pessoas acabam ingerindo grande quantidade sem perceber, além de ‘abrirem o apetite”, conta o especialista. Um estudo mostrou que o desejo por comer comidas calóricas nas refeições principais é maior quando se ingere comidas mais calóricas nos couverts (como manteigas e queijos gordurosos), comparado à quando se inicia a refeição com comidas menos gordurosas.

empanados de queijo

– Verifique se há salada como opção e sempre comece pela salada antes do prato principal e separadamente. Procure esperar alguns minutos entre a salada e o prato principal para haver tempo dos hormônios relacionados à saciedade agirem (pois são ativados cerca de 20 minutos após as primeiras mastigações, até atingirem certos trechos do seu trato gastrintestinal).

salada legumes

– Sirva-se uma quantidade 25% menor do que desejaria se servir.

comida restaurante

– Busque os alimentos de mais baixo valor calórico.

salada salmão

– Evite a sobremesa, já que a natureza do açúcar – em razão de neuroreceptores que atuam no sistema de recompensa – acabam ativando o desejo por comer mais. Se tiver com grande desejo, veja se há alguma opção de frutas como sobremesa.

bolo_mousse_fatia

– Evite tomar líquidos com as refeições para poder mastigar melhor e comer mais devagar. Se optar por tomar bebida alcoólica, faça com calma e procure não passar de uma dose (taça). Neste caso, procure tomar água concomitantemente.

almoço mesa agua proseco
Foto: Seemann / Morguefile

Informações: Kurotel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s