Dicas práticas garantem saladas fresquinhas por mais tempo

Garantir uma alimentação saudável e saborosa para a família no dia a dia pode ser um desafio para quem vive na correria ou tenta equilibrar muitas tarefas no pouco tempo disponível. Abastecer a geladeira com hortaliças variadas e ter à mão uma salada sempre fresquinha pode parecer complicado, mas com algumas dicas simples e práticas de armazenamento, é possível garantir uma duração muito maior para estes alimentos, fontes de muitas vitaminas e minerais essenciais para a saúde e o bem estar.

“O cuidado deve começar já na escolha das hortaliças no momento da compra, evitando as unidades com folhas com partes amareladas ou semelhantes a ferrugens, pois são sinais de que terão menor validade”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau. “Na hora de higienizar, lave em água corrente e retire em seguida o máximo de umidade das folhas, se possível com a ajuda de uma centrífuga de vegetais”, acrescenta.

Para armazenar, siga estes procedimentos apontados por Renata:

– Guarde em um recipiente com tampa e forrado (no fundo e nas laterais) com papel toalha de boa absorção. Desta forma, as hortaliças durarão mais e o papel pode ser trocado a cada dois dias para evitar que as folhas murchem;

– Armazene sempre na parte inferior da geladeira, preferencialmente na gaveta fechada própria para vegetais. A menor circulação de ar e a temperatura um pouco mais alta neste local são benéficas para as hortaliças.

Para evitar o desperdício

Se perceber que não vai dar tempo de consumir as hortaliças antes que percam a validade, ainda há diversas maneiras muito gostosas de aproveitar estes alimentos sem desperdício. Uma ideia são as tortas para o lanche da tarde recheadas com espinafre, couve, folha de brócolis, escarola, repolho, legumes, frango desfiado e atum. Outra sugestão é preparar omeletes de forno para o café da manhã, misturando os ovos batidos com couve, espinafre, folhas de brócolis e tomatinhos cereja e levando para assar como se fosse uma torta.

A nutricionista do Oba Hortifruti ressalta ainda que as hortaliças podem compor gelinhos para preparar deliciosos sucos verdes. “É só bater as folhas de espinafre ou de couve com um mínimo de água, formando uma polpa, e colocar em formas de gelo”, destaca Renata. “Além do suco, podem ser utilizados também no caldo do feijão, no molho vermelho para massas, no cozimento de carnes e no preparo de sopas”, finaliza.

Veja em detalhes as receitas sugeridas pela nossa nutricionista:

Torta recheada de legumes e frango ou atum

Torta recheada com espinafre ass

Massa
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
3 ovos
3 colheres de sopa de orégano
3 colheres de sopa de parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo da massa:
Bata tudo no liquidificador

Recheios
Ingredientes:
3 xícaras de chá de legumes picados / folhas picadas de sua preferência (couve / repolho / escarola / cenoura / berinjela / brócolis / couve-flor) – vale combinar mais de uma opção
Cebola e cheiro verde picados a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
2 xícaras de atum ou frango desfiado
Azeite para refogar
Opcionais: palmito, azeitona preta, tomate cereja, queijo em cubinhos.

Preparo:
Aqueça o azeite, refogue a cebola e acrescente os vegetais picados e o frango ou o atum. Coloque metade da massa em um refratário untado, acrescente o rechio e finalize com outra camada de massa. Leve para assar até que a massa fique dourada (aproximadamente 30 minutos).

Omelete de forno

Omelete de espinafre ass

Ingredientes:
8 ovos
3 xícaras de legumes picados ou verduras picadas
Temperos a gosto (orégano, cheiro verde, cebola, pimenta)
1/2 xícara de parmesão ralado

Preparo:
Bata os ovos
Acrescente os vegetais picados (no caso dos legumes, cozinhar antes, presencialmente no vapor) e os temperos. Coloque em um refratário (não precisa untar) e leve ao forno até os ovos ficarem cozidos (aproximadamente 20 minutos).

Gelo para suco verde

Gelinho para suco verde ass.jpg

Ingredientes:
2 xícaras de folhas de espinafre ou couve previamente picados
100 a 200ml de água

Preparo:
Bata no liquidificador acrescentando a água aos poucos (quanto menos água, melhor!) Essa quantidade rende aproximadamente 200 ml de polpa (1 forma de gelo média).

Fotos meramente ilustrativas

Fonte: Oba Hortifruti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s