Fondue: garantia de diversão e muito sabor em combinações inusitadas

Reunir a turma para uma deliciosa noite do fondue em casa nestes tempos mais frios por si só é sinônimo de muita farra e diversão. Afinal, quem não aprecia essa irresistível iguaria de origem suíça, tanto em sua versão salgada como doce? Mas com alguns truques, os utensílios corretos e certa dose de ousadia ao oferecer combinações criativas, é possível surpreender a todos. Os especialistas do Oba Hortifruti destacam as principais dicas.

Tipos de fondue e acompanhamentos

“Para o fondue tradicional, há opções de qualidade para a massa pronta como o Fondue Emmi, com queijos importados, ou fazer a mistura de queijos, em geral emmenthal e o gruyère, derretidos com um pouco de vinho branco”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau. “Nos acompanhamentos, a ideia é abusar da criatividade, oferecendo não só pães variados como também batatinhas, palmito, brócolis, aspargos e tomates, por exemplo”, diz. “Para o fondue de carne, os cortes mais macios são os mais indicados, como o filé mignon e a alcatra, servidos com molhos variados”.

Na sobremesa, Renata propõe surpresas. “O fondue de chocolate também é encontrado pronto para derreter da Emmi, mas ganha toques diferentes com a adição de caldas e licores, e guarnições como frutas frescas ou secas, suspiros e até sorvete”, acrescenta. “A versão de doce de leite é outra sugestão que faz sucesso, mas a de açaí certamente é uma ideia original”, aponta a nutricionista, lembrando ainda que a quantidade recomendada de acompanhamentos por pessoa para cada tipo de fondue é de 300 gramas.

Vinhos, melhor companhia

Para completar a noite, nada melhor do que oferecer uma variedade de vinhos de qualidade para harmonizar com os fondues preparados. “A escolha dos vinhos é fundamental para assegurar que os convidados desfrutem de todo o sabor do fondue, seja ele doce ou salgado, pois dependendo do tipo ou safra, pode ressaltar ou apagar o paladar de uma receita”, diz o sommelier do Oba Hortifruti, Ricardo de Paula Custodio. “Para os de queijo, são boas recomendações o Soli Pinot Noir e o Junta Pinot Noir”, explica o especialista. “Já para os de carne, temos o Junta Momentos Reserva e o Fuego Negro Malbec ou Cabernet Sauvignon”, aponta. “Na sobremesa, fazem sucesso o vinho do Porto Tawny ou Ruby”, finaliza.

Tudo à mão

É necessário utilizar panelas separadas para o fondue salgado e o doce, para não misturar sabores, sendo que cada uma serve de 4 a 6 pessoas, com garfinhos separados (em geral coloridos para facilitar a identificação) para cada convidado. Para acender a chama que vai manter o alimento aquecido, é utilizada a vela ou o recipiente com o álcool. Para a de queijo e a de chocolate, pode ser usado o aparelho em cerâmica ou esmaltado. O de inox ou alumínio é ideal para o fondue de carne e frutos do mar. Confira as receitas a seguir:

Fondue de doce de leite

Fondue de doce de leite ass.png

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de doce de leite
1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro
2 colheres (sopa) de conhaque

Modo de preparo:
Aqueça o doce de leite e misture os outros ingredientes. Misture tudo até incorporar bem. Sirva com frutas de sua preferência.

Fondue de chocolate com cereja

Fondue de chocolate com cereja ass.png

Ingredientes:
2 barras de chocolate amargo (400g)
1 xícara (chá) de creme de leite sem soro
1 xícara (chá) de polpa de cereja

Modo de preparo:
Bata as cerejas no liquidificador e coe. Derreta o chocolate e misture o creme de leite e a polpa de cereja. Misture tudo até incorporar bem. Sirva com frutas de sua preferência.

Fondue de açaí

Fondue de açaí  ass.png

Ingredientes:
2 barras de chocolate branco (400g)
1 xícara (chá) de creme de leite sem soro
1/2 xícara (chá) de leite em pó
200g de polpa de açaí (2 polpas)

Modo de preparo:
Bata a polpa do açaí no mixer ou liquidificador. Derreta o chocolate e misture os demais ingredientes. Misture tudo até incorporar bem. Sirva com frutas de sua preferência.

Creme de Palmito com Fondue Emmi

Creme de Palmito com Fondue Emmi ass

Ingredientes:
1 xícara (chá) de palmito picado
1 cebola pequena ralada
4 colheres (sopa) de creme de leite
1 colher (sobremesa) de mostarda dijon
½ caixa de Fondue de queijo Emmi
Noz moscada ralada a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite para refogar

Modo de preparo:
Refogue a cebola no azeite. Acrescente o palmito picado, a mostarda e o creme de leite. Junte a pimenta do reino e a noz moscada. Derreta o Fondue de queijo Emmi e acrescente à mistura. Use como recheio de tortas ou como molho para massas.

fondue.png

Informações: Oba Hortifruti

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s