Estratégias para não deixar o treino de lado durante as férias

Cris Senna, atleta criadora do Desafio VIP 60, ensina algumas medidas simples para manter a rotina de exercícios, mesmo com a mudança de rotina que as férias costumam causar

Crianças em casa, horários diferentes, viagens. Época de férias escolares, a rotina muda de um dia para o outro e os hábitos cultivados por meses são esquecidos. Essas alterações no cotidiano costumam afetar diretamente os treinos físicos.

Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra que 27% das pessoas – quase uma em cada três – abandonam o treino nesse período. E pior: essa “pausa”, que deveria ter data certa para terminar, pode se tornar definitiva, pois muitos acabam desistindo dos exercícios.

Cris Senna, ex-proprietária de uma academia, testou diversas modalidades até chegar ao Desafio Vip 60, método que mistura exercícios de alta intensidade (Hiit) com movimentos de artes marciais. Acostumada a se dedicar a atividades físicas o ano todo, a atleta dá dicas simples para não interromper os exercícios físicos nas férias.

Gerencie seu tempo

mulher relogio frutas shutt.png
Foto: Shutterstock

Parece um paradoxo, mas com o aumento de atividades no período de férias, o tempo para se dedicar aos exercícios diminui. “Muita gente deixar para resolver pendências nas férias, como fazer uma consulta médica que não consegue encaixar na agenda do dia a dia, fazer um curso, ou até mesmo atividades de lazer que não cabem na rotina quando se está trabalhando. O importante é achar um tempinho para treinar entre os compromissos. Pode ser logo ao acordar ou no final do dia: o importante é não abandonar o treino”, sugere a atleta.

Segundo ela, é possível manter a forma com menos de 20 minutos diários de dedicação. “O Desafio VIP 60 é um método adaptado à realidade de pessoas comuns, que não têm tempo a perder”, explica.

Estabelecer prazos e metas também é uma forma de alcançar resultados e não perder o pique para treinar, mesmo que durante as férias. “O que importa é a persistência. Apesar do tempo curto, não desista nem abra exceções. Mantenha o foco no treino e siga em frente”, ensina.

Foque nos resultados

cama mulher sono dormir pixabay dieter robbins
Foto: Dieter Robbins/Pixabay

Depois de passar meses e meses trabalhando o corpo, seria uma pena colocar tudo a perder durante as férias, não é mesmo? “Pensar nos resultados dos treinos gera motivação. Quando a preguiça bater, lembre-se de quando começou a treinar, do que o motivou, e o que mudou em sua vida até aqui. Avalie seu progresso na forma física e na qualidade de vida, certamente isso irá ajudá-lo a manter-se focado”, diz.

Aposte no “projeto biquíni”

mulher biquini praia shutterstock.png
Foto: Shutterstock

Férias é tempo de descontração e, por estarmos no Brasil, mesmo no inverno pode rolar um final de semana na praia, ou em um sítio com piscina. “Lembre-se de como será bom para a sua autoestima se estiver com o corpo em forma para essas ocasiões”, frisa Cris. Além disso, quem se dedica a treinar regularmente tem outra vantagem: disposição extra para algumas atividades realizadas nas férias, como brincar com crianças ou fazer algum programa ao ar livre. “A atividade física deve fazer parte da sua rotina, independentemente de você estar de férias ou não. Encare os treinos não como uma obrigação a cumprir, mas como um estilo de vida e um investimento no seu bem-estar”.

Adapte o treino à viagem em família

familia shutterstock
Foto: Shutterstock

Muita gente aproveita as férias para viajar com a família. “Lugares diferentes podem não ser 100% adequados para a realização de exercícios. Isso à primeira vista pode parecer um obstáculo impossível de superar, mesmo para quem quer manter o hábito de treino”, comenta.

O Desafio VIP 60 é adaptado ao cotidiano de pessoas comuns, que precisam manter a forma mas têm pouco tempo e espaço disponível. Além disso, o método propõe começar com movimentos mais simples e ir evoluindo, para se adequar aos praticantes de todos os níveis de condicionamento.

“Os treinos podem ser feitos em lugares com espaço reduzido, como quartos de hotel. Para maior mobilidade, temos o app do método, que reúne módulos de exercícios, dicas motivacionais e receitas fitness. Essa praticidade deixa pouca margem para as tradicionais desculpas”, explica.

“Como o celular se tornou um objeto cotidiano, o aplicativo, além de abrir a possibilidade de se exercitar em áreas externas, evita qualquer desculpa para abandonar os treinos, mesmo durante viagens”, diz.
Fonte: Cris Senna é praticante de esportes há mais de 15 anos, ex-proprietária de uma academia em Belo Horizonte, que manteve por oito anos. Após notar dificuldade dos alunos em atingir os objetivos desejados, mesmo sendo assíduos na academia, passou a pesquisar métodos de exercícios que fossem mais eficazes em menos tempo. A partir daí criou o Desafio VIP 60.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s