Crianças de férias exigem cuidados com saúde bucal

Férias de julho podem representar o momento de maior risco para crianças em relação à ação de bactérias que podem causar o problema dentário. Isto porque é no período longe da escola que os pequenos consomem mais alimentos ricos em açúcares, deixando os dentes mais tempo expostos à acidez, o que pode acarretar na rápida perda de minerais e surgimento de cáries e amidos.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2010, 56% das crianças de 12 anos apresentavam pelo menos um dente com cárie. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos o número chega a 90%. Crianças com dente de leite possuem índices que também preocupam. Aos cinco anos, cerca de 60% sofrem do mal. Cáries em dentes de leite exigem cuidado.

De acordo com a dentista da CISE – Clínica Integrada Santo Expedito, Paula Karam, durante as férias as crianças estão mais propensas a consumirem doces, seja em casa, seja no passeio, fatores que agravam o cenário da saúde bucal. “Alimentos à base de sacarose são os maiores vilões dos dentes, por isso, precisam ser consumidos com cuidado e moderação para evitar o aparecimento de cáries”, explica.

criança doce.png

O hábito de higiene deve ser adquirido desde cedo, uma vez que é na primeira infância que se dá a calcificação dos dentes permanentes, possibilitando que o permanente nasça e se desenvolva de forma saudável. “Fazer a higienização bucal adequada por meio da escovação dos dentes após as refeições, uso do fio dental, limpeza da língua e das bochechas, são hábitos saudáveis que precisam ser implantados desde a infância e com o acompanhamento de um adulto”, orienta a dentista.

Ainda segundo Paula Karam, para evitar o aumento de cáries no período de férias, é importante também, que pais insistam na escovação após as refeições e as beliscadas em doces. “Nesse período de férias escolares as crianças costumam comer bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes, batata frita e bala grudenta. A bactéria da cárie é atraída por coisas doces”, resume.

menina escovando dente
Foto: TodaysParent

Dicas de escovação

– Use uma pequena mancha de pasta de dente;
– Incline a cabeça da criança para que ela fique com a boca para baixo, de modo que a pasta de dentes escorra na pia;
– Use uma escova com cerdas macias projetada para escovar os dentes da criança ou bebê;

stay at home mum mulher criança dentes
Foto: StayAtHomeMum

– Se a criança tem dificuldade ao segurar uma escova de dente, tente fazer a alça mais grossa, colocando-o dentro de uma bola de tênis, por exemplo. A alça da escova também pode ser presa a mão da criança com uma fita ou velcro;
– Quebre o processo em pequenos passos para que a criança possa entender e praticar, colocando uma mão sobre a mão da criança para orientar o movimento da escova;
– Escove a língua.

Fonte: CISE – Clínica Integrada Santo Expedito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s