Experiência sensorial leva qualquer pessoa a se sentir com mais de 70 anos

Ação de sensibilização é uma homenagem ao Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho; atividade é gratuita e aberta a todos os públicos

Já imaginou enfrentar todas as dificuldades motoras e sensoriais de uma pessoa acima de 70 anos estando ainda na juventude? É este o objetivo do Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, ao promover a “Oficina do Envelhecimento”.

Qualquer pessoa que passar pelo hospital na quarta-feira, 26 de julho, entre 9 e 16 horas, poderá participar da simulação idealizada pela área de Qualidade Assistencial do hospital. A ideia é promover a conscientização da população sobre a importância de manter uma relação de cuidado e atenção com os idosos, sentindo na pele o que é o avanço da idade.

Logo na entrada do hospital, o visitante se depara com uma estação que transmite uma simulação das principais dificuldades dos idosos:

1 – Locomoção: utilização de acessórios que comprometem o desempenho do sistema motor como alteres, avental de chumbo, caneleiras, uso de bengala, andador e caminhada em terreno irregular sobre pequenas pedras;

hospital santa paula 3

2 – Audição: utilização de dispositivo que tampa os ouvidos;

hospital santa paula

3 – Visão: utilização de óculos embaçados que dificultam a leitura;

hospital santa paula 2

4 – Sensorial: utilização de luvas para realização de atividades simples do cotidiano, como uma simples assinatura.

“O Dia dos Avós é uma oportunidade de alertar a população sobre as limitações decorrentes do processo de envelhecimento. Nós realizamos este treinamento em 2016 com todos os colaboradores do hospital e sentimos a necessidade de levar isso para um número maior de pessoas, por isso, pela primeira vez, decidimos orientar a comunidade em geral. É de extrema importância que as pessoas entendam e se sensibilizem com a realidade do idoso com mais de 70 anos”, afirma Maristela Soubihe, geriatra do Hospital Santa Paula.

O circuito, que leva em torno de 10 minutos para ser completado, terá ainda o suporte de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e uma equipe multidisciplinar para orientar os visitantes.

De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde divulgado no final de 2015, o avanço da medicina ajudou as pessoas a terem uma vida mais longa. Com isso, até 2050 deve duplicar o número de pessoas com mais de 60 anos, o que exigirá uma mudança social radical. A preocupação da OMS é assegurar que essas pessoas tenham anos extras saudáveis, significativos e dignos. Para isso, o relatório enfatiza que os governos têm de garantir políticas que permitam às pessoas mais velhas continuar participando da sociedade.

Cuidado com o idoso

Este é um tema prioritário na agenda do Hospital Santa Paula, que em 2015 conquistou o Selo Hospital Amigo do Idoso, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. Esta certificação exige o cumprimento de ações de acolhimento e humanização dentro do hospital, adaptando a forma de gestão assistencial, identificação e desenvolvimento de programas de capacitação do pessoal e adaptação dos ambientes para melhor adequar às necessidades dos idosos garantindo segurança e acessibilidade. O hospital realiza ações permanentes voltadas à capacitação dos profissionais e apoio aos cuidadores e acompanhantes de pessoas com mais de sessenta anos.

Em julho, o Hospital Santa Paula fechou uma parceria com o Projeto Velho Amigo – Associação de Amparo ao Idoso, uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o melhor funcionamento de instituições de longa permanência garantindo recursos para idosos em situação de vulnerabilidade social. A partir de agora, os médicos do Hospital Santa Paula doam horas para as 17 associações ligadas ao projeto, contemplando aproximadamente 700 idosos.

Os atendimentos são realizados no Hospital Santa Paula com especialistas das áreas de geriatria, cardiologia, pneumologia, urologia, neurologia, psicologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia e cirurgia do aparelho digestivo. O objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos e resgatar a sua autoestima por meio da inclusão social e ações de saúde preventiva.

 

Serviço
Oficina do Envelhecimento
Local: Hospital Santa Paula – recepção da internação
Endereço: Av. Santo Amaro, 2468
Telefone: (11) 3040-8000
Horário: das 9h às 16h
Entrada gratuita
Aberto para todas as idades

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s