Fibras: por que este nutriente é essencial para nossa vida? – por Viviane Kim*

Em algum momento você já ouviu algo relacionado a fibras, mas talvez não tenha percebido o quanto elas são importantes na nossa alimentação. Conhecido por ser um tipo de carboidrato que não pode ser digerido pelo nosso organismo, esse nutriente tem papel fundamental na nossa saúde e na melhora do funcionamento intestinal.

Em alguns alimentos podemos encontrar dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis, que são divididas pela sua capacidade de reter ou não a água. As fibras solúveis são aquelas que absorvem água, aumentando o seu volume e formando uma espécie de gel. Um exemplo bastante conhecido é a semente de chia, muito utilizada nas dietas para perda de peso, que ao contato com água aumenta em até doze vezes seu volume, dando sensação de saciedade.

linhaça

Já as fibras insolúveis são importantes para o funcionamento intestinal, pois elas permanecem intactas passando por todo intestino. Sua função é facilitar os movimentos peristálticos e ajudar na eliminação de fezes. Um exemplo de alimento rico em fibra insolúvel é a semente de linhaça, que auxilia na defesa do organismo e o retardo do envelhecimento das células, protegendo a pele e ajudando na prevenção de doenças como câncer e problemas cardíacos. As duas fibras são bastante poderosas e trazem diversos benefícios à saúde, como o controle da glicemia, redução dos níveis de colesterol, tratamento da celulite e manutenção da beleza da pele.

Segundo a American Diet Association, organização de profissionais de alimentação e nutrição, devemos consumir uma quantidade média entre 25 e 30 gramas de fibras diariamente. Pode não parecer, mas podemos encontra-las facilmente em alimentos como grãos, cereais, verduras, frutas, legumes em geral, leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, soja e ervilha), castanhas (amêndoas, amendoim, nozes e pistache) e sementes (de abóbora, chia, linhaça, entre outras). Lembrando que o consumo dos nutrientes acima precisa ser equilibrado e acompanhado de água.

Fibre-rich foods

Para finalizar, vale destacar que caso a fibra seja consumida em maior quantidade, é importante aumentar também o consumo de água, pois elas dão volume para as fezes e sem o consumo adequado de líquidos, elas ficam ressecadas e o intestino não funciona adequadamente.

*Viviane Kim, nutricionista da Liv Up, startup de alimentação saudável que traz para o mercado um mix de refeições, unindo praticidade com sabor de comida feita na hora e com o melhor custo

 

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