Ecofit Club dá dicas para manter a boa forma no inverno

Professores explicam porque não devemos parar de nos exercitar durante a estação mais fria do ano

É praticamente impossível evitar aquela sensação de preguiça quando o frio chega. As baixas temperaturas nos convidam a passar mais tempo dentro de casa e a comer mais – e comidas mais calóricas. Para completar, é nessa época que deixamos um pouco de lado as atividades físicas, trocando a esteira pela dupla sofá e cobertor.

No entanto, não existe estação melhor nem pior para cuidar da saúde. E este é um dos motivos pelos quais não podemos deixar os exercícios de lado no inverno. “O fato de o corpo não ficar tanto à mostra com o frio contribui para que as pessoas deixem de praticar atividade física, perdendo todo o trabalho desenvolvido com a musculação”, comenta Renata Duran, Coordenadora de Musculação da Ecofit Club.

Segundo a profissional, as mudanças fisiológicas geradas pelas temperaturas mais baixas podem potencializar os resultados, principalmente para quem quer queimar gordura, já que, nessa época do ano, para aumentar seu próprio calor, o corpo queima mais calorias. “Praticar musculação no inverno é um dos grandes segredos para chegar no verão com o corpo e o condicionamento físico desejados”, afirma.

natacao.png

É nessa época, ainda, que as doenças respiratórias, como rinite, sinusite e bronquite, atacam os alérgicos. “Os exercícios aeróbios, como caminhada, natação e bike, são muito importantes para pessoas que apresentam este quadro. A natação, por exemplo, alonga toda a musculatura intercostal, abrindo e fechando as costelas, movimentando a caixa torácica por meio dos movimentos dos braços. Além disso, trabalha a musculatura abdominal, facilitando a respiração diafragmática”, explica Rogério Franze, Coordenador de Atividades Aquáticas, Ginástica Coletiva e Personais da Ecofit Club.

Em época de frio, as roupas usadas para praticar atividades físicas devem ser mais quentes, porém leves. Também é fundamental se aquecer antes dos exercícios e manter a hidratação, mesmo que, muitas vezes, não haja sede nem vontade de ingerir líquidos.

exercicio academia ginastica

Para Karen Coutinho, Gerente da Unidade Aclimação da Ecofit Club, a ginástica é, também, uma forma de combater aquele desânimo que pode vir junto com o tempo feio. “As aulas trabalham tanto a parte cardiovascular quanto a neuromuscular. Assim, conseguimos melhorar a circulação, elevar a temperatura corporal, ativar a fibra muscular, alongar a musculatura e trabalhar a respiração”, diz a especialista.

Informações: Ecofit

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s