Especialista dá dicas para adaptar o corpo ao horário de verão

O horário de verão pode provocar riscos à saúde, ressalta Pedro Genta; privação do sono pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto agudo do miocárdio

O horário de verão chegou. Se acordar uma hora mais cedo é algo tranquilo para algumas pessoas, adiantar o relógio em uma hora é uma tarefa muito complicada para outras. Para quase 50% da população brasileira, o começo do horário de versão causa algum tipo de desconforto, entre eles a dificuldade de dormir e a consequente sonolência pela manhã.

“A privação do sono pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto, além de levar ao cansaço e à sonolência”, alerta o pneumologista Pedro Genta, responsável pelo Centro de Medicina do Sono HCor – Hospital do Coração.

Adotar uma rotina bem definida de horários para se deitar e se levantar são importantes para o relógio biológico se ajustar adequadamente. O impacto de adiantar o relógio em uma hora é sentido, sobretudo, por levar à redução do tempo de sono. Crianças e idosos, por terem uma necessidade maior de sono, tendem a sentir mais os efeitos desta mudança de horário.

Confira algumas dicas do médico que podem ajudar na adaptação:

mulher dormindo sofá

· Evite cochilos durante o dia, pois pode dificultar o sono na noite seguinte;

dormir
· Procure manter a rotina de horários de dormir e de acordar;

agenda café caderno
· Evite café, chá ou bebidas cafeinadas, sobretudo após o meio da tarde;

mulher lendo livro
Foto: GaborfromHungary/Morguefile

· Diminua suas atividades próximo ao horário de dormi;

jantar almoço comida vinho mulher
· Faça refeições leves e saudáveis no jantar.

Fonte: Centro de Medicina do Sono HCor

 

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