Chef Paula Weber ensina como preparar um cardápio de Natal sem muito trabalho

À frente do site e programa Pitada e Palpites, a chef ressalta a facilidade de preparação dos pratos, com receitas que fogem do tradicional

Para quem gosta de receber em casa, a chegada do Natal vem acompanhada por várias dúvidas. Como montar a ceia? Como acertar o menu para agradar o paladar de familiares e amigos convidados? Como não passar todo o dia 24 de dezembro às voltas com as receitas receitas e o fogão?

Para a chef Paula Weber, à frente do site e programa Pitadas e Palpites, preparar receitas e receber em casa deve ser sempre motivo de alegria e satisfação. “E não há por que complicar. A execução de um cardápio com receitas simples e bem executadas garantem o sucesso de uma ceia de Natal inesquecível”, afirma Paula.

Tudo começa pela definição prévia dos pratos. De acordo com a chef, não adianta encher a mesa com inúmeras receitas clássicas e fazer da ceia um sinônimo de excesso de comidas. Para a ceia natalina, ela recomenda um cardápio composto por pratos leves, gostosos e de rápida execução.

Pensando na entrada, a profissional sugere que sejam servidas três opções de receitas (para ver os ingredientes e preparo, é só clicar no nome de cada prato e irá para a página com todos os dados). Preparada com mix de folhas, figo e queijo feta, a salada verde com figos e redução de balsâmico é uma sugestão que não pode faltar.

saladaverdefigo

“Muito prática, a experiência pode se tornar ainda mais saborosa ao apresentar mais algumas opções de molhos e complementos como tomate cereja picado ou granola salgada, por exemplo, dispostos em bowls. Assim, o convidado pode personalizar o prato à sua própria maneira”, explica.

carpaccio de abobrinha

Muito leve, o carpaccio de abobrinha é outra dica para ser levada à mesa antes do prato principal. Com finas fatias, é acompanhada por mix de sabores como gengibre, alecrim e vinho branco. Fechando a trinca, a salada de quinoa e frutas secas traz as origens andinas do grão, bastante consumido no Peru, combinado com frutas secas, típicas para o consumo na época.

salada de quinoa

Partindo para o ponto alto da noite, a chef indica a execução de dois pratos principais. Paula sugere sair da tradição do peru assado, que nem sempre é unanimidade no paladar, e inspira-se em outras culturas. As origens indianas do curry – uma composição de condimentos que traz o gengibre, canela, cominho, pimenta do reino e curcuma, entre outros –, é o ponto de destaque para preparar o Frango ao Curry e Mel.

frango ao curry e mel

“A combinação é marcante deliciosa, pois mescla a predominância do sabor picante do curry com o suave adocicado do mel. Interessante também é a possibilidade de escolher as partes preferidas do frango, sem precisar assá-lo por inteiro”, ressalta. A segunda opção para levar à mesa é o Rosbife, preparado com filé mignon.

rosbife

Versátil, o Cuscuz Marroquino com legumes e amêndoas laminadas acompanha tanto o frango, como a carne.

cuscuz marroquino

Tão esperadas, as sobremesas exercem o papel de adoçar a ocasião e deixar a mesa linda! Com um toque tropical, o Crumble de Frutas – que pode ser preparado com maça, pera, banana ou pêssego, agrada aqueles que não gostam de sobremesas muito adocicadas.

crumble

“Com a crosta dourada e servido quente, pode ser levado à mesa com sorvete de creme”, conta Paula. Além de duas opções de frutas – que segundo a chef, não podem faltar, para finalizar a ceia, o Bolo de Natal, com nozes, maça e uvas passas e, resgatando à memória afetiva, o Panetone preparado em casa.

bolodenatal2panetone-1

E a chef vai um pouco mais além com a receita de origem italiana que, segundo histórias, foi criado por um padeiro chamado Toni e, por isso, batizado como panetone. Assado em versão mini, a receita pode se tornar um mimo a ser levado para casa, pelos convidados, após a festa. “Como um gesto de carinho, aconselho comprar previamente algumas embalagens, de isopor ou alumínio, para que seja transportado adequadamente”, completa Paula Weber.

Sobre a chef Paula Weber

A gastronomia sempre permeou a vida da chef Paula Weber que, antes de assumir sua paixão por panelas e receitas, atuou como advogada e, por muito anos viu-se às voltas com contratos e negociações do mercado financeiro. Após a criação dos filhos, decidiu recomeçar sua trajetória profissional ao cursar graduação em Gastronomia, pela FMU. Bem distante do desejo de abrir seu próprio restaurante ou uma cozinha para catering de eventos, Paula já havia decidido sua linha de trabalho: trabalhar com receitas práticas e mostrar que a simplicidade de uma receita não implica em um prato menos saboroso – pelo contrário. Depois de ministrar aulas para crianças – uma grande paixão em sua vida, Paula dedica-se ao site e o programa Pitadas e Palpites, quando prepara receitas acompanhada por crianças que começam a descobrir os encantos da cozinha e provarem novos sabores.

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Chef Paula Weber ensina como preparar um cardápio de Natal sem muito trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s