Conheça os benefícios do maracujá para a saúde

Maracujá é uma fruta rica em nutrientes e também conhecida pelo seu uso terapêutico. Na composição desse excelente fruto aproveitamos tudo: fruto, casca, semente e folhas para várias finalidades.

A nutricionista clínica e funcional Cleonice Pereira, que atende pelo apicativo GetNinjas detalhou quais são os benefícios da fruta para saúde, inclusive para quem está de dieta ou quer se prevenir doenças.

1 – Liberado para quem está de dieta

maracuja
Foto: Lindley

O maracujá é uma excelente opção para quem quer perder peso, pois as calorias nele contidas são de baixíssimo índice glicêmico. Além disso, a pectina presente na casca do maracujá é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção de glicose sanguínea o que auxilia na perda de peso. Cada fruto tem em média 28 kcal ou 97 cal se considerarmos cada 100 gramas de polpa fresca. Em comparação com outras frutas com as mesmas propriedades nutricionais, como a manga e a uva, notamos que é uma das que tem a menor quantidade de caloria.

2 – Rico em nutrientes

maracujá arica farca pixabay

São muitos os nutrientes importantes para nosso organismo encontrados no maracujá, pois é uma fruta rica em várias vitaminas e minerais, em sua composição estão relacionadas as seguintes propriedades: fonte de vitamina C, vitaminas do complexo B2, B3, B6, vitamina A, e os seguintes minerais: ferro, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, cobre, potássio e fibras.

3 – Benefícios à saúde

maracujá fruta oiluarb_ai pixabay

Entenda como os nutriente dos maracujá auxiliam em várias funções orgânicas e reações químicas em nosso organismo:

– A vitamina A age como protetora da pele e visão;

– As vitaminas A, C e B favorecem o metabolismo e as reações enzimáticas do organismo como um todo;

– A niacina (vitamina B3) é auxiliadora na síntese de proteína. É importante para atletas e pessoas com necessidade de aporte protéico aumentado na dieta;

– Graças à sua riqueza em vitamina C é considerada um potente antioxidante que combate radicais livres, fortalece o sistema imunológico, auxilia no combate às infecções e aumenta a absorção de minerais como ferro, zinco e magnésio quando consumido perto das grandes refeições.

– Também atua como protetor ósseo e tecidos. A pectina, presente na casca do maracujá é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção de glicose sanguínea, e por isso auxilia no tratamento do diabetes e colesterol.

– Além disto tudo o maracujá contém uma substância chamada passiflorina que age como calmante. Já as sementes do maracujá são poderosos vermífugos da dieta.

4 – Tratamento e prevenção de doenças

maracujá sementes ari farca pixabay

Como vimos, as propriedades do maracujá proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Os casos em que seu consumo é recomendado e auxiliará no tratamento e prevenção de doenças são:

 

-Prevenção e combate contra o câncer
-Suporte ao sistema imunológico
-Insônia
-Má circulação
-Ajuda a manter as células do cólon saudáveis
-Má digestão
-Necessidade de aumento da hemoglobina no sangue
-Melhoria da saúde dos olhos
-Alteração da pressão sanguínea
-Ajuda a manter o bom humor
-Alívio para a asma
-Baixa densidade dos ossos

A seguir, a nutricionista indica uma receita leve e prática para quem quer se deliciar com a fruta, além de indicar os valores nutricionais e calóricos da sobremesa.

Receita de gelado de maracujá

Ingredientes
– 3 colheres (sopa) de adoçante em pó
– 4 colheres (sopa) de suco de maracujá
– 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
– 1 copo de iogurte desnatado

Modo de Preparo
Colocar a gelatina numa tigela e hidratar com 3 colheres (sopa) de água. Levar ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até amolecer. Bater no liquidificador a gelatina, o iogurte, o suco de maracujá e o adoçante, bater por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Distribuir em 2 taças individuais e levar para gelar por 2 horas, ou até endurecer. No momento de servir, decorar com folha de hortelã.

gelado de maracujá
Imagem meramente ilustrativa – Foto: Narwen Cuisine

Rendimento: 2 porções.
Valor nutricional e calórico:
Cada porção equivale a uma taça de 130g
Calorias = 115 Kcal
Carboidratos = 14,58g
Proteínas = 10,79
Lipídios = 1,69 g

Fonte: Cleonice Pereira é nutricionista clínica e funcional, formada em Nutrição pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Pós-graduanda em Nutrição Esportiva, Fitoterapia e Personal Diet pelo UBM

 

 

 

 

 

 

 

 

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