Mais de 50 tipos de queijos invadem festival neste fim de semana em SP

Atenção, loucos por queijos: está chegando a hora. Nos dias 10 e 11 de novembro (sábado e domingo), será realizado o 1º Festival do Queijo Canastra de São Paulo junto com o 2º Festival de Bacon e Cerveja Artesanal. O local é o mais novo point da melhor gastronomia na Vila Mariana. Local coberto, seguro, com acesso a cadeirante, a poucos metros da estação Ana Rosa do metrô.

“Dizer que queijo é exclusividade de mineiro é coisa ultrapassada. Há algum tempo essa deliciosa iguaria rompeu fronteiras e tem conquistado cada vez mais fãs em todo o país. Em São Paulo vem se consolidando como uma verdadeira Paixão Paulistana e conquistado os paladares mais exigentes. O evento trará queijos campeões, de sabor inigualável e que não podem mais faltar na nossa culinária. É imperdível!”, destaca Elaine Vilela, sócia-proprietária do Espaço As Meninas Feiras e Eventos.

A estrela do Festival é o Queijo Canastra, um tipo brasileiro de origem e produção em Minas Gerais, na região da Serra da Canastra há mais de duzentos anos. Ele é primo distante do queijo de São Jorge, de Açores, Portugal, e foi trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro.

Esse queijo minas artesanal foi reconhecido, há 10 anos, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Ele é o sustento de mais de 30 mil famílias em mais de 600 municípios do Estado.

A grande produção de queijo mineiro – cerca de 220 mil toneladas ao ano – ajuda o Brasil a manter o posto de 6º maior produtor de queijo do mundo. Pouco mais da metade de todo o queijo consumido em solo nacional vem de Minas Gerais. Os frequentadores do festival terão a oportunidade de apreciar e adquirir variados tipos desta iguaria.

Cardápio irresistível

queijos

A variedade é grande e de dar água na boca. Estão confirmados queijos “in natura”, como os Canastra, Frei Rosário (maturado em caverna, grana pândano, brie, camembert, santo casamenteiro, azul de minas, queijo de cabra e recheado com requeijão); e os queijos Trem Bom de Minas, Bom da Fazenda e Vialat.

Haverá queijos artesanais, trufados (recheados, únicos do Brasil a ganhar medalha no Prêmio Queijo Brasil), Ouro Branco (queijos de cabra, camembert, mofo azul tipo roquefort), muçarela, requeijão tradicional e de corte, Edam, Gouda, temperados, coalho, meia cura, maturados com cachaça e maturados com cerveja. E mais: opções variadas com o saboroso ingrediente, como macarrão no queijo cremoso, cupcake de queijo canastra e bacon, e brigadeiro de queijo, entre outras.

Na parte de doces: bolos confeitados, bolos, tortas, canolli, brigadeiros gourmet (destaque para os de queijo e goiabada com queijo), churros assados, pão de mel, biscoitinhos, doces de minas, mini tortinhas, cheesecake, brownie, delícia de abacaxi, slice cake, bolo bombom, cupcake e raspadinha entre outros.

Bacon e Cerveja Artesanal

Essa dupla irresistível também marcará presença em paralelo ao 1º Festival do Queijo Canastra de São Paulo. Além das receitas campeãs com muito bacon, haverá novidades elaboradas exclusivamente para o evento. No cardápio: bolo especial de bacon com buttercream de queijo, pastéis de bacon com queijo, crispys de bacon com chocolate belga e brigadeiro de bacon, além de lanche de costela desfiada e de fraldinha desfiada, espeto de churrasco (carne, frango, queijo coalho, coração e medalhão com bacon), hambúrgueres com queijo canastra, lanche de pernil e linguiça, pasteis de sabores variados (incluindo o especial de queijo com bacon), croquete de costela, escondidinhos variados (incluindo de costela e de queijo canastra), batata rosti, batatas recheadas, porções (onion rings, batatas), massas e frango ao estilo americano, tortas salgadas, paella caipira, sanduíche buraco quente, espetinhos, crepes, fondues, waffles, coxinhas, tapas e pinxton. E tem mais: embutidos como presunto parma, salame, copa, panceta, lombo e linguiça, tudo artesanal com SIF e molho de pimenta.

Para acompanhar, os melhores rótulos de cervejas artesanais já estão garantidos: Chopp Nuremberg, o Beer Truck do Veloso, a Cervejaria Camilos, a Cervejaria Mundo (Villa Alemã e Providência), Cervejaria DNA e 607 Cervejaria Artesanal, além de vinhos, suco de uva, refrigerantes e água.

Entretenimento para todos os gostos

Para atender aos apaixonados por boas compras e quem já quiser antecipar as compras de fim de ano, haverá uma Feira de Variedades, com semijoias, acessórios, roupas, brinquedos, cosméticos, diversos itens de moda e decoração para casa. É possível também cuidar do lado esotérico com leitura de tarot.

Haverá sorteios de ingressos para a atração de maior adrenalina em SP, o Wind UP, simulador de paraquedismo indoor. Para animar, o som fica a cargo do consagrado DJ das noites paulistanas Dinho Garcia, com a melhor seleção de Rock dos Anos 80/90. É um programa de lazer completo para as famílias paulistanas. E tudo com entrada gratuita!

Responsabilidade Social

Mantendo a parceria de vários anos com o Centro de Convivência Início de Luz, que abriga uma creche, serão arrecadados alimentos não perecíveis para a entidade sem fins lucrativos, que cuida de mais de cem crianças carentes das regiões do Cambuci e centro da capital paulista.

Selo Paixões Paulistanas

O 1º Festival do Queijo Canastra de São Paulo e o 2º Festival de Bacon e Cerveja Artesanal do Espaço As Meninas têm a certificação dos eventos e ações idealizados sob medida para o gosto dos paulistanos. Para criar o selo e o calendário de eventos, os organizadores fizeram uma vasta pesquisa e identificaram os temas que mais atraem o público da cidade de São Paulo, terra de todos os gostos e sabores. Este selo está produzindo uma variedade de festivais inéditos que acontecem desde 2012 e continuarão ao longo de 2018.

44342849_2064215736964238_3945305324008767488_n

1º Festival do Queijo Canastra de São Paulo

39919967_1992635670788912_7824659406552825856_n
2º Festival de Bacon e Cerveja Artesanal
Data: 10 e 11 de Novembro (sábado e domingo)
Horário: das 12 às 19 horas
Endereço: Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – próximo ao metrô Ana Rosa. Local amplo, seguro e coberto.
Entrada Gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s